CENÁRIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Universidades Estaduais da Bahia, Política de Permanência Estudantil, Desafios da Pandemia

Resumo

Este estudo exploratório-descritivo, bibliográfico e documental aborda o tema das políticas de permanência estudantil, implementadas pela gestão das instituições públicas de educação superior, para atender as agendas de inclusão digital e ensino remoto, durante o período da pandemia da Covid-19. Desta forma, o trabalho buscou situar as ações e políticas sobre o referido tema em duas das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), nessa crise sanitária mundial. Os resultados mostraram que, para a continuidade do ensino superior, as Universidades precisaram implementar ações de inclusão digital, com recursos do próprio orçamento, visando à garantia da equidade de acesso às aulas remotas para estudantes de grupos socioeconômicos mais vulneráveis. O que evidencia lacunas sociais que precisam ser cobertas pelas políticas de permanência estudantil, principalmente em função do acesso à internet não universalizado. Assim, com os olhos postos no futuro, ante as possibilidades de continuidade de ensino hibrido em algumas atividades, mesmo após o fim da crise sanitária, levantam-se questões sobre a necessidade de adequações nessas políticas, já que essas Universidades vivenciam sucessivas restrições orçamentárias e financeiras, para que os recursos, ora demandados para inclusão digital, possam fazer parte de seus orçamentos anuais.

Biografia do Autor

Ana Cleide Santos de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA), com Especialização em Docência no Ensino Superior e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC). Atua como Analista Universitária na UNEB.

Antônio de Macêdo Mota Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Contabilidade Gerencial e em Economia Financeira e Análise de Investimento, e também Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como Analista Universitário na Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UEFS.

Cristiane Neves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda pelo Programa Multi-institucional de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA-IFBA-SENAI/CIMATEC-LNCC-UNEB-UEFS). Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, ambos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes e Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como Analista Universitária na UNEB - Campus I.

Lília Maria Carvalho Mattos, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Gestão em Tecnologias Aplicadas em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Planejamento Governamental e Recursos Humanos pela Universidade Salvador (UNIFACS), em Contabilidade Governamental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Gestão Pública pela UNEB. Graduada em Ciências Econômicas pela UFBA. Atua como Analista Universitária na UNEB.

Referências

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigo