Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Políticas Editoriais

O Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como foco de trabalho a ideia da paisagem inventada que, por sua vez,  considera a priori as dinâmicas orgânicas e inorgânicas produzidas pelo encontro sempre problemático e enriquecedor entre cultura e natureza, implicando a materialização e a manifestação de ações de caráter híbrido da sociedade sobre o ambiente.É justamente na criação dessas ambiências que nos deparamos, como se um Narciso às avessas diante do espelho, com uma imagem fractal que se assemelha a um híbrido de puzzle, labirinto e palimpsesto, cujas ordens, escalas e dimensões de construção do mundo, múltiplas e quase nunca coincidentes, potencializam, em diferentes camadas da cultura, matizes de desenhos de paisagens que podem operar sobrepostas ou não: reais, imaginárias, sonoras, artísticas, fúnebres, artificiais, cinematográficas, arqueológicas, eróticas, patrimoniais -- ou seja, paisagens compostas pelos mais diversos elementos que interagem e se complementam na constituição do cotidiano humano.

Foco e Escopo

Estabelecer, através da produção científica contemporânea nacional e internacional, um debate transdisciplinar sobre o estado da arte no campo de estudos da paisagem.

1. Criar um espaço para difusão de trabalhos de múltiplas áreas de pesquisas onde a paisagem, mediada pela relação cultura/natureza poderá ser interpretada como vetor convergente para dimensionar a produção do ambiente construído. 

2. Fortalecer, aprimorar e expandir a discussão, as pesquisas e a produção de trabalhos no campo complexo e transdisciplinar da paisagem.

3. Oferecer textos de referências, por via de traduções, possibilitando o diálogo com o pensamento crítico de autores de outros países e, portanto, alimentados por outras paisagens.

4. Oferecer textos de difícil acesso, reeditando-os e contribuindo, assim, para ampliar as possibilidades de pesquisa e debate teórico.

 

Proposta de estrutura:  revista temática

 

APRESENTAÇÃO

 

ARTIGOS -- nesta seção, são publicados de 10 a 16 artigos 

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Autores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Periodicidade: Semestral

 

Política de Acesso Livre

Política de Acesso Livre: A revista Paisagens Híbridas oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a produção científica de docentes e pesquisadores com vista a legitimar um amplo e irrestrito acesso ao conhecimento.