Cidade da Arte: insurgências poéticas nas marges Abaetetuba-PA
Resumo
A cidade ressurge neste trabalhocomo tema do imaginário mediante
a obra de arte que se manifesta pelas
poéticas amazônicas. A Cidade da Arte
são imagens de relações sociais que se
autoproduzem numa dada comunidade
e reinventa-se em Abaetetuba/PA pelos:
Autos, Quadra Junina, Semana de Arte
e Festival do Miriti. Nestes eventos
observei um compartilhar de processos
criativos que se fez compreender nas
diferenças entre arte e entretenimento
numa cidade ribeirinha. Identifquei as
tradições que ecoam em criações de
artistas dos mais distintos gêneros no
“estar juntos” de movimentos, cores,
entalhes, palavras, gestos e sons. Nossa
hipótese apontou para as imagens que
agregam à cidade um fato sociológico –
suas comunidades das artes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.