Espaços de sociabilização privados e novos significados do espaço público na cidade contemporânea: uma análise do Vale do Sereno e Vila da Serra em Nova Lima, MG
Resumo
Os bairros Vale do Sereno e Vila da Serra em Nova Lima, são conhecidos por seus condomínios residenciais verticalizados com torres de alto padrão e extensas áreas de lazer privadas. Nessa área, uma ferrovia desativada tem potencial de se tornar um parque linear e, mesmo sem investimentos, é apropriada pela população local. Contudo, a recente reivindicação do parque público revela-se contraditória no contexto urbano em que se verifica a progressiva ampliação das áreas de lazer privadas e dos espaços de sociabilização intra-lote dos condomínios. Assim, por meio da caracterização tipo-morfológica do tecido urbano da área analisada, o presente artigo pretende contribuir para a compreensão dos novos significados que os espaços públicos podem adquirir na urbanização contemporânea. Para desenvolvimento desse estudo, utilizou-se como proposta metodológica a revisão de literatura e trabalho de campo, aplicando os conceitos da escola italiana de morfologia urbana na caracterização dessas ocupações ao longo do tempo, através de mapeamento da progressão da implantação das edificações e do redesenho dos quarteirões residenciais com foco nas áreas de lazer privadas. Evidencia- se tanto a negação da rua como espaço de encontro pelos tipos edilícios caracterizados, como a importância que espaços públicos para lazer e prática de esportes assumem na contemporaneidade. Palavras-chave. Público e privado, paisagem, parque linear, condomínios, expansão urbana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.