A CONDENAÇÃO DOS JUDAIZANTES NOS CONCÍLIOS ECLESIÁSTICOS DO SÉCULO IV

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva

Palavras-chave:

Baixo Império Romano, judaizantes, judeus, concílios, cristianismo.

Resumo

No século IV, sabemos que os limites entre o judaísmo e o cristianismo ainda estavam sendo construídos. Essa situação, conjugada com o extraordinário reforço da liderança episcopal sobre as congregações cristãs a partir de Constantino, conduziu à deflagração de uma espiral de antijudaísmo e de retaliação contra os judeus e judaizantes. Na opinião de alguns autores, as práticas judaizantes constituíram o perigo maior e mais constante para a Igreja no Baixo Império Romano, fato que exigiu um posicionamento das autoridades eclesiásticas sobre a matéria. Evidências seguras de que a problemática dos judaizantes emerge com um vigor surpreendente no IV século, provêm dos cânones dos diversos concílios que ocorreram nesse período, quando o assunto passa a ser tratado como uma questão de política eclesiástica, envolvendo, inclusive, a adoção de penalidades contra os infratores. Nesse sentido, pretendemos discutir, neste artigo, a experiência dos judaizantes, refletindo sobre o obstáculo que representaram para a consolidação da ordem cristã no século IV. Para tanto, exploramos como principal documentação os cânones conciliares, os quais nos permitem captar o discurso normativo da Igreja em face do problema.

Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva

Professor de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo e bolsista produtividade do CNPq. No momento, se encontra desenvolvendo o projeto “A construção da identidade cristã no Império Romano: João Crisóstomo e o conflito com os judeus e judaizantes
em Antioquia”

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

DA SILVA, Gilvan Ventura. A CONDENAÇÃO DOS JUDAIZANTES NOS CONCÍLIOS ECLESIÁSTICOS DO SÉCULO IV. PHOÎNIX, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 164–188, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33125. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos