DA ARTE DE MATAR OS MORTOS? CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ENTERRAMENTOS DA IDADE DO FERRO BRETÃ PERFURADOS POR LANÇAS

Autores/as

  • Pedro Vieira da Silva Peixoto Professor doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, com "período sanduíche” de um ano na Universidade de Manchester (Reino Unido). Atualmente, com o apoio da Capes, realiza um Pós-doutorado no Programa de Pós graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O presente artigo apresenta reflexões adaptadas e inicialmente formuladas durante a tese de Doutorado.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n2

Palabras clave:

Ritos funerários, Idade do Ferro, Ilhas Britânicas, Yorkshire, “speared corpses”.

Resumen

O artigo examina o ritual de se atirarem lanças em tumbas encontradas na Idade do Ferro nas Ilhas Britânicas, particularmente os casos descobertos em East Yorkshire. São avaliados não só os enterramentos e seus conteúdos, mas também algumas interpretações historiográficas formuladas para tal rito. Levando em consideração desde achados antiquários até descobertas recentes, a discussão sublinha aspectos de “performance” e teatralidade utilizados na produção de memória, identidades sociais e, finalmente, de valores associados a algumas identidades masculinas na Idade do Ferro bretã.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-18

Cómo citar

PEIXOTO, Pedro Vieira da Silva. DA ARTE DE MATAR OS MORTOS? CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ENTERRAMENTOS DA IDADE DO FERRO BRETÃ PERFURADOS POR LANÇAS. PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 26–48, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.2.n2. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32367. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos