O CITA EM ARISTÓFANES
CRUZAMENTO DO TIPO CÓMICO DO BÁRBARO COM A FIGURA DO ESCRAVO PÚBLICO.
DOI :
https://doi.org/10.26770/phoinix.v31n1a5Mots-clés :
Cita, Aristófanes, Comicidade, Bárbaro, Escravo públicoRésumé
Do conjunto de estrangeiros que afluíram à Atenas do século V a.C., sobretudo por razões decorrentes de conflitos bélicos, a figura do Cita não passou indiferente ao olhar do cidadão ateniense. Incumbido de manter a ordem pública, o Cita desempenha as funções de escravo público. O presente artigo incide na recriação a que Aristófanes sujeita o Cita na sua produção teatral. Neste sentido, a partir de um corpus seleto de peças aristofânicas, procurar-se-á analisar e comentar o cruzamento do tipo cómico do bárbaro com a figura do escravo público na Atenas do último quartel do século V a.C., precisamente no período em que decorria a Guerra do Peloponeso. De figura muda a espetador de teatro, o Cita detém potencialidades cómicas e Aristófanes soube bem demonstrá-las.
Téléchargements
Références
Documentação escrita
SOMMERSTEIN, Alan Herbert. The Comedies of Aristophanes: Vol. 1. Acharnians. Warminster: Aris & Philips LTD, 1980.
____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 2. Knights. Warminster: Aris & Philips LTD, 1981.
____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 7. Lysistrata. Warminster: Aris & Philips LTD, 1990.
____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 8. Thesmophoriazusae. Warminster: Aris & Philips LTD, 1994.
SILVA, Maria de Fátima. Comédias I. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 2006.
____. Comédias II. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2019.
____. Comédias III. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2019.
Referências bibliográfcias
BRAUND, David. Search of the Creator of Athens’ Scythian Archer-Police: Speusis and the Eurymedon Vase, Zeitschrift Für Papyrologie Und Epigraphik, n. 156, p. 109-113, 2006.
BRAVO, Christopher Delante. Chirping like the swallows: Aristophanes’ Portrayals of the Barbarian “Other”. Tucson: University of Arizona, 2009.
CAWKWELL, George Law. Early Greek Tyranny and the People, The Classical Quarterly, n. 45.1, p. 73-86, 1995.
HUNT, Peter. Arming Slaves and Helots in Classical Greece. In: BROWN, Christopher Leslie; MORGAN, Philip D. (eds.). Arming Slaves: From Classical Times to the Modern Age. London, Yale University Press, 2006, p. 14-39.
PRITCHARD, David. The Archers of Classical Athens, Greece & Rome, n. 65.1, p. 86-102, 2018.
SILVA, Maria de Fátima. Crítica do Teatro na Comédia Antiga. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Junta Nacional da Investigação Científica e Tecnológica, 1987, reimpr. 1997.
____. Ensaios sobre Aristófanes. Lisboa: Cotovia, 2007.
TORDOFF, Rodolf. Introduction: slaves and slavery in ancient Greek Comedy. In: AKRIGG, Ben; TORDOFF, Rob (eds.). Slaves and Slavery in Ancient Greek Drama. New York, Cambridge University Press, p. 1-62, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Rui Tavares de Faria 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).




























