O CITA EM ARISTÓFANES

CRUZAMENTO DO TIPO CÓMICO DO BÁRBARO COM A FIGURA DO ESCRAVO PÚBLICO.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26770/phoinix.v31n1a5

Mots-clés :

Cita, Aristófanes, Comicidade, Bárbaro, Escravo público

Résumé

Do conjunto de estrangeiros que afluíram à Atenas do século V a.C., sobretudo por razões decorrentes de conflitos bélicos, a figura do Cita não passou indiferente ao olhar do cidadão ateniense. Incumbido de manter a ordem pública, o Cita desempenha as funções de escravo público. O presente artigo incide na recriação a que Aristófanes sujeita o Cita na sua produção teatral. Neste sentido, a partir de um corpus seleto de peças aristofânicas, procurar-se-á analisar e comentar o cruzamento do tipo cómico do bárbaro com a figura do escravo público na Atenas do último quartel do século V a.C., precisamente no período em que decorria a Guerra do Peloponeso. De figura muda a espetador de teatro, o Cita detém potencialidades cómicas e Aristófanes soube bem demonstrá-las.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rui Tavares de Faria, Universidade dos Açores CECH - Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar Convidado

Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Universidade dos Açores

Investigador Integrado do CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

Références

Documentação escrita

SOMMERSTEIN, Alan Herbert. The Comedies of Aristophanes: Vol. 1. Acharnians. Warminster: Aris & Philips LTD, 1980.

____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 2. Knights. Warminster: Aris & Philips LTD, 1981.

____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 7. Lysistrata. Warminster: Aris & Philips LTD, 1990.

____. The Comedies of Aristophanes: Vol. 8. Thesmophoriazusae. Warminster: Aris & Philips LTD, 1994.

SILVA, Maria de Fátima. Comédias I. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 2006.

____. Comédias II. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2019.

____. Comédias III. Aristófanes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2019.

Referências bibliográfcias

BRAUND, David. Search of the Creator of Athens’ Scythian Archer-Police: Speusis and the Eurymedon Vase, Zeitschrift Für Papyrologie Und Epigraphik, n. 156, p. 109-113, 2006.

BRAVO, Christopher Delante. Chirping like the swallows: Aristophanes’ Portrayals of the Barbarian “Other”. Tucson: University of Arizona, 2009.

CAWKWELL, George Law. Early Greek Tyranny and the People, The Classical Quarterly, n. 45.1, p. 73-86, 1995.

HUNT, Peter. Arming Slaves and Helots in Classical Greece. In: BROWN, Christopher Leslie; MORGAN, Philip D. (eds.). Arming Slaves: From Classical Times to the Modern Age. London, Yale University Press, 2006, p. 14-39.

PRITCHARD, David. The Archers of Classical Athens, Greece & Rome, n. 65.1, p. 86-102, 2018.

SILVA, Maria de Fátima. Crítica do Teatro na Comédia Antiga. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Junta Nacional da Investigação Científica e Tecnológica, 1987, reimpr. 1997.

____. Ensaios sobre Aristófanes. Lisboa: Cotovia, 2007.

TORDOFF, Rodolf. Introduction: slaves and slavery in ancient Greek Comedy. In: AKRIGG, Ben; TORDOFF, Rob (eds.). Slaves and Slavery in Ancient Greek Drama. New York, Cambridge University Press, p. 1-62, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-10

Comment citer

DE FARIA, Rui Tavares. O CITA EM ARISTÓFANES: CRUZAMENTO DO TIPO CÓMICO DO BÁRBARO COM A FIGURA DO ESCRAVO PÚBLICO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 93–106, 2025. DOI: 10.26770/phoinix.v31n1a5. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/67558. Acesso em: 7 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos