"Prezadíssimos ouvintes": o virtual, o midiático e o tecnológico na obra cancional de Itamar Assumpção

Autores

  • Juliano Nogueira de Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v2i1.12527

Palavras-chave:

canção, mídia, tecnologia

Resumo

Para o inquieto e inventivo cancionista Itamar Assumpção, a qualidade
de seu trabalho artístico não deveria ser sacrificada em troca de rentáveis contratos com gravadoras, com produtoras ou com os canais de “comunicação de massa”. Mesmo que algumas vezes estivesse aparentemente no caminho desses grandes canais, Itamar jogava, debochava e arremedava, demonstrando aparentes ambivalências que testemunham a sua perspicácia e coragem ao lidar com os ditames da
“Indústria Cultural” e com o poder da grande mídia. Itamar Assumpção também tratou em suas canções e performances das reconfigurações do cotidiano vivenciadas pela intensificação dos usos das novas tecnologias informacionais e de telecomunicação. Mesmo considerando a possibilidade de as tecnologias mediarem a relação entre os viventes, e até mesmo entre os amantes, Itamar, com humor e crítica, ponderou,
por meio de sua canção, que prefere o contato direto entre os corpos ao uso inadvertido e deslumbrado das novas mídias e aparatos tecnológicos.

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Publicado

2017-09-15

Edição

Seção

Artigos