A PERFORMANCE MUSICAL DA POESIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TROIS POÈMES DE STÉPHANE MALLARMÉ

Autores

  • Yuri Molinari Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Gontijo Flores Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.14706

Resumo

Este artigo visa a analisar Soupir, a primeira canção do ciclo vocal Trois Poèmes de Stéphane Mallarmé (1913), composto por Claude Debussy. Ancorada no poema homônimo de Mallarmé, essa canção se constitui como uma tradução musical na medida em que converte o texto original em uma linha melódico-rítmica diversa da que poder-se-ia prever para os versos alexandrinos do poema original. O referencial teórico de Julio Plaza (2013) fornecerá a base teórica para que se encare uma canção como tradução de um poema; os conceitos de Barbara Smith (1971) e Paul Zumthor (2014), que levantam, ambos, questões de interesse acerca da enunciação do poema, da performance e da interpretação -- aqui, no duplo sentido literário e musical -, mostrar-se-ão úteis para tecer considerações acerca da natureza do objeto analisado e dos elementos textuais encontrados.

Biografia do Autor

Yuri Molinari, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná.

Guilherme Gontijo Flores, Universidade Federal do Paraná

Professor de língua e literatura latinas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do
Paraná.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos