O ENTRE-LUGAR DO SUJEITO IDOSO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS

Autores

  • Icléia Caires Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabrício Ono UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Michelle Sousa Mussato UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i2.18599

Palavras-chave:

Discursos, Identidades, Representações, Sujeito idoso

Resumo

Este artigo objetiva problematizar o discurso do sujeito idoso e suas representações a respeito do desenvolvimento socioeconômico da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Nossa hipótese é de que as representações do sujeito idoso a respeito de seu lócus geoistórico entrelaçadas e entretecidas a sua narrativa de si, podem tanto legitimar a sua cidadania enquanto membro pertencente a um coletivo estatizado, quanto demarcar sua posição de sujeito da exclusão na constituição das múltiplas faces de sua identidade. Para tanto, pautamo-nos, transdisciplinarmente, na Análise do Discurso de origem francesa (PÊCHEUX, 1988; CORACINI, 2007) da Arqueogenealogia foucaultiana (1997-2013-2014); e da visada Pós-colonialista (NOLASCO, 2013; BHABHA, 2013; SANTOS, 2007) com a finalidade de promovermos um gesto analítico sobre o delineamento desses processos representacionais nascidos a partir do olhar do idoso sobre si e sobre o lócus citadino em que habita.

Biografia do Autor

Icléia Caires Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Regulação em Saúde Pública no SUS - IEP Sírio LibanêsEspecialista em Docência no ensino Técnico, Tecnológico e Científico IFMS/CPTLMestre em Estudos Linguísticos  pelo programa de Pós-graduação em Letras - UFMS/CPTLDoutoranda   em Estudos Linguísticos  pelo programa de Pós-graduação em Letras - UFMS/CPTLLinha de pesquisa Discurso, Subejtividade e Ensino de línguasBolsista Fundect

Claudete Cameschi de Souza, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas.

Fabrício Ono, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da graduação e colaborador da pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas

Michelle Sousa Mussato, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras com habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (2009). Mestre e Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, na linha de pesquisa "Discurso, subjetividade e ensino de línguas".

Referências

AUTHIER-RÉVUZ, J.. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Trad. Celene Cruz e W. Geraldi. In: Cadernos de estudos Linguísticos, n 19. Campinas: Unicamp, 1990, p. 25-42.

BHABHA, H. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Glaucia Ranete Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

CAGLIARI, L. C. Da importância prosódica de fatos gramaticais”. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado. Vol. II: Níveis de análise linguística. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira). Plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

DERRIDA, J. Mal de arquivo. Trad. De Claudia de Morais Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERREIRA, A. B. de H. Minidicionário da língua portuguesa. 7 ed. Curitiba: editora Positivo, 2009.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado.11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura F. de Almeida Sampaio, 23 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

FOUCAULT, M. Método. In: FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.p. 100-112.

MATO GROSSO DO SUL. Lei no. 4.336, de 11 de abril de 2013. Disponível em: http://www.radaroficial.com.br/d/30817539. Acesso em: 25/11/2017.

MOREIRA, I. C. O processo de subjetivação do Indígena em material didático subsidiado pelas (novas) tecnologias. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016. 133 f. (Dissertação de Mestrado).

MOTTA, A. L. R. da. Planejamento urbano: a voz da cidade. In: DI RENZO, A. (Orgs.). Linguagem, História e Memória: discurso em movimento. Campinas: Pontes, 2011. p. 11-24.

NEVES, M. H. Gramática de usos do Português. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

NOLASCO, E. C. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro & João, 2013.

ORLANDI, E. Segmentar ou recortar? Série Estudos. Nº 10. Faculdades Integradas de Uberaba (linguística: questões e controvérsias), p. 9-26, 1984.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

PALMA, V. C. L. C. F. da. SILVA, A. de J. UMI Universidade da Melhor Idade. Volume 1. Campo Grande: Editora UFMS, 2012.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS (2015). Três Lagoas é destaque no cenário nacional com investimento de R$ 15,7 bilhões em celulose. Disponível em: http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/tres-lagoas-e-destaque-no-cenarionacional-com-investimento-de-r-15-7-bilhoes-em-celulose/11136/. Acesso em 25/11/2017.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v 78, 3-46, 2007.

SILVA, A. A. da. Fundação e desenvolvimento da igreja Batista na cidade de Três Lagoas. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, RS, v. 25, maio-ago. 2011. p. 19-39.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos