O DISCURSO DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DO BRASIL

Autores

  • Veronica del Pilar Proaño de Fox UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.27577

Palavras-chave:

Sociocognitivismo. Ideologia. Movimentos Sociais de Pescadores Artesanais.

Resumo

Neste artigo, analisamos o discurso institucional do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), com o objetivo de evidenciarmos seu perfil ideológico. Com Van Dijk (2008, 2012, 2015, 2016a, 2016b), Cárdenas (2018), Sicilia e Martinez (et al., 2013), analisamos duas declarações do movimento postadas no seu blog. A primeira o apresenta e a segunda trata da sua principal bandeira de luta: a Campanha pelo Território Pesqueiro. Para realizar esta tarefa, partimos do esquema sociocognitivo que organiza as categorias fundamentais dos movimentos sociais: identidade/pertencimento, atividades, objetivos/metas, normas e valores, posição e recursos (VAN DIJK, 2005, 2008, 2016b), (SICILIA; MARTINEZ et al., 2013), bem como as cognições sociais mobilizadas pelo MPP na produção do seu discurso e na representação de seus oponentes. Os resultados mostram um discurso de resistência, fundamentado no Anticapitalismo, Ecologismo Social, Feminismo, Sustentabilidade e na ideologia de Vida Saudável. O discurso do MPP segue a estratégia ideológica discursiva clássica de ênfase e polarização, opondo a autorepresentação positiva dos membros do ingroup (pescadores artesanais) a representação negativa do outgroup (Estado, empresas, agronegócio, hidronegócio, turismo, dentre outros grupos opositores).

Sociocognitivismo. Ideologia. Movimentos Sociais de Pescadores Artesanais.

Biografia do Autor

Veronica del Pilar Proaño de Fox, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

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Publicado

2019-12-31

Edição

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Artigos