Os Sentidos da Guerra na Síria e as Condições de Produção de uma Imagem

Autores

  • Abraão Janderson dos Santos Amaral Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maraisa Lopes Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Dastur Costa Campos Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Kerleiane de Sousa Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.28916

Palavras-chave:

Síria, Guerra, Discurso, Condições de Produção

Resumo

O presente artigo analisou como se constituem as condições de produção da imagem de Aya, retirada da reportagem do Channel 4 News e republicada em outros veículos midiáticos. Para tanto, foi utilizado o aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista, adotando-se uma abordagem qualitativa em relação ao objeto. Em análises, observou-se parte do construto discursivo relacionado à Guerra na Síria, em que instituições midiáticas, textos e outros conteúdos contribuem para pôr em circulação as evidências do horror da guerra, através da desconstrução da posição-sujeito e da retirada do estatuto infantil e puro da criança, deslocando-o para o lugar de frieza.

Biografia do Autor

Abraão Janderson dos Santos Amaral, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras/Português (PPGEL-UFPI), com ênfase em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduado em Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD) e do Núcleo de Estudos em Linguagem, Tecnologia e Educação (NELTE). Produz pesquisas com enfoque nas áreas da Análise de Discurso materialista e da História das Ideias Linguísticas.

Maraisa Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre e Doutora em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutora em Educação de Surdos (Deaf Education) pela Flagler College (Florida/USA). Possui graduação em Letras e especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professora Adjunta IV, Linguística, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL-UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela. Líder do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Atualmente, é Coordenadora Geral de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação/UFPI

Dastur Costa Campos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, pela Universidade Federal do Piauí (PPGS-UFPI) e atua como professor do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Parnaíba. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia e Educação. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2001).

Kerleiane de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras/Português (PPGEL-UFPI), em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2008); especialização em Língua Portuguesa (UEMA, 2009), Especialização em Formação de Professores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão (FACEMA, 2010). Atua na área de formação de professores de Língua Portuguesa e na área de alfabetização e produção de textos, desde 2009, além de ser membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD).

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos