AS VOZES E OS SENTIDOS NO CONGRESSO EM FOCO SOBRE A VOTAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA NO SENADO FEDERAL: UMA ANÁLISE DA INTERDISCURSIVIDADE NO JORNALISMO POLÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.30204

Palavras-chave:

Congresso em Foco, Interdiscursividade, Reforma Trabalhista.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso do websiteCongresso em Foco sobre a votação da Reforma Trabalhista no Senado Federal, a partir de cinco notícias publicadas pelo website no dia 11 de julho de 2017. Para analisar o discurso do Congresso em Foco, adotou-se a proposta de Maingueneau (2008) de analisar a interdiscursividade. Dentre as duas formações discursivas identificadas nos discursos citados nas notícias analisadas, que compõem o espaço discursivo da discussão sobre a Reforma Trabalhista, o discurso do Congresso em Foco se mostrou como contrário à aprovação da Reforma Trabalhista, mesmo que explicitamente não apresentasse opinião própria sobre a temática no enunciado das notícias. O Congresso em Foco busca defender, no seu discurso noticioso, os direitos humanos, sem nenhuma pretensão de imparcialidade, mas uma pretensão de apartidarismo. Porém, o website adotou uma postura contrária à aprovação da reforma, embora não a explicitasse diretamente no discurso.

Biografia do Autor

Daniel Dantas Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN e do curso de jornalismo da UFRN.

Lucas Oliveira de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

Referências

ALDÉ, A. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ALSINA, M. R. A construção da notícia. Tradução de Jacob A. Pierce. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução de Angela S. M. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.

CONGRESSO EM FOCO (Mídia kit). Disponível em: <http://static.congressoemfoco.uol.com.br/2018/04/Midia-Kit-Congresso-em-Foco-26abr18.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2018a.

CONGRESSO EM FOCO. Quem somos. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 21 jun. 2018b.

CONGRESSO EM FOCO. Senadores votam reforma trabalhista nesta terça-feira. Congresso em Foco, Brasília, 11 jul. 2017. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/senadores-votam-reforma-trabalhista-nesta-terca-feira/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GENRO FILHO, A. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.

GÓIS, F. Após horas de ocupação da Mesa, veja ao vivo a votação final da reforma trabalhista no Senado. Congresso em Foco, Brasília, 11 jul. 2017a. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/apos-horas-de-ocupacao-da-mesa-veja-ao-vivo-a-votacao-final-da-reforma-trabalhista-no-senado/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GÓIS, F. Senado aprova reforma trabalhista e envia texto à sanção de Temer; Mesa foi ocupada por horas. Congresso em Foco, Brasília, 11 jul. 2017b. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/senado-aprova-reforma-trabalhista-e-envia-texto-a-sancao-de-temer-mesa-foi-ocupada-por-horas/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GÓIS, F.; PEREIRA, J. Governistas pedem representação contra senadoras que ocupam Mesa para barrar reforma trabalhista. Congresso em Foco, Brasília, 11 jul. 2017. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/governistas-pedem-representacao-contra-senadoras-que-ocupam-mesa-para-barrar-reforma-trabalhista/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GOMES, W. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução de Maria Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NAVARRO, P. “Uma definição da ordem discursiva midiática”. In: MILANEZ, M.; GASPAR, N. R. (Org.). A (des)ordem do discurso. São Paulo: Contexto 2010. Pp. 79-93.

POMPEU, A.; PEREIRA, J. Reforma trabalhista: senadoras oposicionistas ocupam Mesa e Eunício manda desligar luz e som do plenário. Congresso em Foco, Brasília, 11 jul. 2017. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/reforma-trabalhista-senadoras-oposicionistas-ocupam-mesa-e-eunicio-manda-desligar-luz-e-som-do-plenario/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

POSSENTI, S. Os limites do discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.

SOUZA-E-SILVA, M. C. “Discursividade e espaço discursivo”. In: FIGARO, R. (Org.). Comunicação e análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2012. Pp. 99-118.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos