Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O jornal Puericultura e Pediatria é o periódico oficial do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ). Trata-se de revista eletrônica semestral voltada para a divulgação de conhecimentos na área de saúde materno-infantil e na área de medicina do adolescente.

Este periódico também está aberto para a avaliação de trabalhos provenientes de outras unidades de ensino da Pediatria no país e no exterior. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Trabalhos originais, inéditos, não sumetidos a nenhuma outra publicação.f

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados para submissão no jornal Puericultura e Pediatria passam por processo de peer review, ou seja, revisão por pares. Estes recebem os manuscritos para revisão após criteriosa avaliação dos editores da revista quanto às normas requeridas para submissão de trabalhos.

Os pares são especialistas na área de conhecimento referente ao artigo submetido e são cegos quanto à origem do trabalho e seus elaboradores.

Após receber o parecer de dois revisores, os editores da revista decidem pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. 

 

Periodicidade

O Jornal Puericultura e Pediatria possui periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...