Avaliação de políticas e programas sociais: reflexões das práticas na realidade social

Autores

  • Antonia Ruana Barbosa de Oliveira
  • Paulissandra Lima de Carvalho
  • Samara Moreira da Silva
  • Teresa Cristina Moura Costa

Palavras-chave:

Avaliação. Programas Sociais. Política Social.

Resumo

O presente trabalho discute aspectos conceituais sobre a avaliação de políticas públicas e de programas sociais, com ênfase na metodologia qualitativa de avaliação.  Nesse esforço, foi elaborado a partir de estudo bibliográfico de obras de autores que abordam o tema e que discutem a avaliação desde sua concepção mais teórica até seus componentes práticos. Destaca a importância da avaliação, bem como seus efeitos tanto para a instituição e seus implementadores, como para os sujeitos sociais beneficiários. Conclui-se que, apesar das dificuldades e desafios encontrados, como equívocos relacionados à avaliação, ela é indispensável para que haja efetividade, eficácia e eficiência das políticas e programas, sendo essencial também para compreender e redirecionar, no âmbito da totalidade das políticas e programas e as metodologias utilizadas para o alcance de objetivos e metas.

Referências

ALMEIDA, Bruna Carvalho; PAULA, Sílvio Luiz. O papel da avaliação de políticas públicas no contexto dos governos locais. In: Planejamento e políticas públicas nº42 jan./jun.2014.

ARRETCHE, Marta T. S. Tendência no estudo da avaliação. In: RICO, Elizabeth Melo (Org.), Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate, 6ª ed., São Paulo: Cortez, Instituto de Estudos Especiais, 2009, p. 29-40.

____. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, M. C. R. N. e CARVALHO, M. C. B. (Org.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo, IEE/PUC-SP, 2001, p. 43-45.

BELLONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor de; SOUSA, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo, Cortez: 2000.

BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: CONSELHO FEDERAL SERVIÇO SOCIAL (CFESS) e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS) (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília--DF: CFESS/ABEPSS. 2009.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Caderno de estudos do curso em conceitos e instrumentos para monitoramento de programas. Brasília-DF: MDS; Secretaria de Avaliação e Gestão das Informações; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2014.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Avaliação Participativa: uma escolha metodológica. In: RICO, Elizabeth Melo (Org.), Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate, 6ª ed., São Paulo: Cortez, Instituto de Estudos Especiais, 2009, p. 87-94.

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 1993.

FARIA, Regina M. Avaliação de Programas sociais: evoluções e tendências. In: RICO, Elizabeth Melo (Org.), Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 6ª ed., São Paulo: Cortez, Instituto de Estudos Especiais, 2009, p. 41-49.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, abr/jun 2005.

NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Avaliação e monitoramento de políticas e programas sociais -- revendo conceitos básicos. In: Revista Katálysis, Santa Catarina vol.5, n.2, p.141 a 152, Jul/dez. 2002.

SILVA e SILVA. Maria Ozanira da. Construindo uma abordagem participativa para avaliação de políticas e programas sociais. Rio de Janeiro: UFMA, 2009. (texto preparado para apresentação no Congress of the Latin American Studies Association).

____. Construindo uma Proposta Metodológica Participativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática da pesquisa avaliativa. In: SILVA E SILVA, Maria Ozanira da (Org), Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos. 2ª ed, São Paulo; Veras Editora, São Luiz, MA: Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (Gaepp), 2013. p. 108-129.

SOUZA FILHO, Rodrigo de. Gestão pública e democracia: a burocracia em questão. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-16