DA CARIDADE AO DIREITO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA: SERVIÇO SOCIAL EM DEBATE

Autores

  • Ana Claudia de Jesus Barreto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Warllon de Souza Barcellos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cynthia Santos Ferrarez Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cidadania, Prática Profissional, Serviço Social .

Resumo

O presente artigo analisa os desafios enfrentados pelos profissionais de Serviço Social no desenvolvimento de sua prática, em decorrência das transformações societárias provocadas pela política neoliberal, a qual tem como escopo prioritário a desresponsabilização do Estado no tocante à execução das políticas públicas. A prática profissional desenvolvida pelo Assistente Social tem se deparado com alguns desafios decorrentes do agudizamento das expressões da questão social, os quais vêm se intensificando devido à efetivação da política neoliberal. 

 

Biografia do Autor

Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Assistente Social. Mestre em Serviço Social (UFJF). Doutoranda em Serviço Social (UFRJ). Professora do Curso de Serviço Social pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Warllon de Souza Barcellos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Assistente Social. Mestre em Políticas Sociais (UENF). Doutorando em Sociologia Política (UENF).  Professor do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Cynthia Santos Ferrarez, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente Social, professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais -- UEMG.

Downloads

Publicado

2019-03-25