Experiências profissionais de assistentes sociais na gestão da extensão universitária no Brasil

Autores

  • Bárbara Zilli Haanwinckel UFRJ

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação, Extensão Universitária, Gestão

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir dos desafios postos a educação e extensão na contemporaneidade, o mapeamento realizado em 2016 das assistentes sociais que atuam no corpo técnico das Pró-Reitorias de extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (IPES) e algumas experiências profissionais na gestão da extensão universitária, no desenvolvimento da política de extensão nas diferentes regiões do país.

 

Biografia do Autor

Bárbara Zilli Haanwinckel, UFRJ

Doutora e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico-administrativo/Assistente Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Tem experiência profissional na política de Assistência social e na política de Educação e Extensão Universitária.

Referências

CFESS (CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL) Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993b com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nº 290/94 e nº 293/94.

______Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação (título provisório). Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação. CFESS, 2011.

FORPROEX (FÓRUM DE PRÓ REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Coleção Extensão Universitária; v.7. Porto Alegre, RS, 2012.

_____. Plano Nacional de Extensão Universitária. Coleção Extensão Universitária; v.1, Ilhéus: Editus, 2001.

IAMAMOTO. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social.7ª ed. São Paulo: Cortez, 495p. 2012a.

LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: Larissa Dahmer Pereira; Ney Luiz Teixeira de Almeida. (Org.). Serviço Social e Educação. 01ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012, v. 01, p. 01-26.

MARTINS, L. M. A Indissociabilidade Ensino, pesquisa e extensão como um dos fundamentos metodológicos do Ensino Superior. São Paulo: Mimeo, 2006 (Texto Didático).

PEREIRA, L. D. Política educacional e Serviço Social: do confessionalismo ao empresariamento da formação profissional. Rio de Janeiro, 2007 (Tese de Doutorado).

_____. Perfil expansionista do ensino superior brasileiro e impactos na formação profissional em Serviço Social. In: SANTOS, C. M.; LEWGOY, A. M. B.; ABREU, M. H. E. (Org.). A supervisão de estágio em Serviço Social: aprendizados, processos e desafios. 1 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016, v. 1, p. 31-56.

RENEX. Rede Nacional de Extensão. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/?option=com_content&view=article&id=34&Itemid=18> Acesso em 14 de novembro de 2016.

SEVERINO. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 6, n.10, p. 117-124, 2002.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

Especial Discentes - Artigos