ELEMENTOS DA CATEGORIA SUBSUNÇÃO DO TRABALHO AO CAPITAL EM MARX

Autores

  • Rodrigo Albuquerque Serafim UFRJ

Palavras-chave:

Subsunção, Capital, Trabalho, Marx

Resumo

A categoria subsunção do trabalho ao capital é uma categoria fundamental para compreender o pensamento de Marx, sobretudo, em sua grande obra madura -- O Capital. Nessa obra, as questões da subsunção do trabalho ao capital atravessam praticamente todo o texto; cumpre um papel de relevo no encadeamento de muitas de suas análises. O texto que se segue busca fazer a exposição de alguns elementos fundamentais que articulam e constituem a categoria subsunção do trabalho ao capital em Marx, essencialmente a partir de sua obra O Capital.

Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque Serafim, UFRJ

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013), mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012) e graduado em Administração pela mesma instituição (2008). Tem experiência em Marxismo e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Método em Marx, Crítica das Teorias Gerenciais, Reestruturação Produtiva, Subsunção do Trabalho ao Capital.

Referências

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Campinas: Komedi, 2008.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 21 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro 1: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

______. Manuscritos Econômico-Filosófico. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. Capítulo VI, Inédito de O Capital: resultados do processo de produção imediata. São Paulo: Moraes, 1985.

AUTOR. Ofensiva do Capital e Desmobilização das Forças do Trabalho: as estratégias gerenciais burguesas para a desarticulação das classes trabalhadoras. Natal: UFRN, 2012. (Dissertação de conclusão de curso).

TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2019-03-26

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática