Considerações sobre a Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil

Autores

  • Fátima Grave Ortiz

Palavras-chave:

Serviço Social. Pós-Graduação, ABEPSS, Produção do conhecimento

Resumo

Considerando os 80 anos de Serviço Social no Brasil e os 45 anos de existência da pós-graduação na área, o artigo objetiva apresentar um breve balanço da pós-graduação em Serviço Social no Brasil, bem como e principalmente indicar as posições que a ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - tem defendido e divulgado nacionalmente nos últimos anos neste campo. O artigo propõe um balanço crítico sobre o quadro da pós-graduação em Serviço Social, com destaque para as ações que a entidade tem desenvolvido em suas últimas gestões para o campo da pós-graduação, entre as quais a aprovação do Documento “Contribuição da ABEPSS para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil”.

Referências

AMARAL, Angela Santana. A Política Nacional de Pós-Graduação e suas relações com o Serviço Social, Revista Katalysis, v.15, n. 2, Florianópolis, 2012, pp. 230-238.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Contribuição da ABEPSS para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil, Brasília, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Grupos Temáticos de Pesquisa (GTP), Brasília, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO EM SERVIÇO SOCIAL (ABESS). Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, Cadernos Abess, n.7, São Paulo: Cortez editora, 1997.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de Área 2013, Brasília, 2013. Disponível em www.capes.gov.br acesso em 22 de setembro de 2016.

GUERRA, Yolanda D. A. Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: um patrimônio a ser preservado. Revista Temporalis, n.22, Brasília, 2011 pp. 125-158.

Downloads

Publicado

2018-04-25