A (contra) reforma agrária no Rio de Janeiro: a atuação do Judiciário fluminense

Autores

  • Jessica Soares Borges Faculdade Nacional de Direito - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Claudia Tavares
  • Fernanda Vieira
  • Mariana Trotta Dallalana Quintans
  • Thiago Carvalho de Oliveira Garcia
  • Fhylipe Nascimento de Morais
  • Viviane Carnevale Hellmann
  • Francisco Trope da Silva Porto
  • Maria Luiza Galle Lopedote
  • Flávia Aldecoa Ferreira
  • Matheus Oliveira Macruz

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Poder Judiciário, Movimentos Sociais, Assentamentos Rurais.

Resumo

O presente artigo investiga a atuação do Judiciário na contrarreforma agrária no Estado do Rio de Janeiro, a partir da análise das ações de desapropriação envolvendo assentamentos rurais criados após 1988. São usadas metodologias quantitativas e qualitativas, bem como o estudo de caso de dois assentamentos: o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo Oliveira e o Assentamento Irmã Dorothy. Percebemos que um olhar patrimonialista e proprietário dos magistrados ao julgar as referidas ações, predominando uma interpretação das leis e da Constituição Federal restritiva aos avanços na política de Reforma Agrária.

Referências

ALENTEJANO, Paulo. A Centralidade da questão fundiária no cenário agrário brasileiro do século XXI. (s/d) Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Geografiasocioeconomica/Geografiaagricola/01.pdf. Acesso em 15 de dezembro de 2020.

ALENTEJANO. Paulo Roberto Raposo. (2003). Reforma Agrária, território e desenvolvimento no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. CPDA/UFRRJ.

BERGAMASCO, Sônia M.; NORDER, Luís A. C. O que são assentamentos rurais? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1996.

CORTES, Sara da Nova Quadros. (2017). Análise do Discurso Judicial nos conflitos por terra referentes às desapropriações para fins de reforma agrária e ações possessórias: in dubio pro “proprietário”? Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Universidade Federal da Bahia.

CUNHA, Joaci. Governo Temer: relações do agronegócio com o capital especulativo financeiro e impactos sobre os camponeses e a legislação agrária. Cadernos do CEAS, v. 241, p. 321-326J, 2017.

CUNHA FILHO, Sergio de Britto. (2007). A Constituição de 1988 e a diminuição do poder estatal de desapropriar os imóveis rurais para fins de reforma agrária. Dissertação de Mestrado. Departamento de Direito, PUC-RJ.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A judicialização da luta pela reforma agrária. In: TAVARES, José Vicente Tavares dos. Violência em tempo de globalização. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

FERNANDES, Bernardo (et. al.) A Questão agrária no primeiro ano do governo Bolsonaro. Boletim DATALUTA. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária. Janeiro de 2020.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Record, 2002.

INCRA. Assentamentos. 2020. Publicado: Terça, 28 Janeiro 2020 16:33. Última Atualização: Quarta, 18 Março 2020. Disponível em: http://www.incra.gov.br/pt/assentamentos.html. Acesso em 15 de dezembro de 2020.

INCRA. SR-7. Assentamentos - Informações Gerais. Disponível em http://www.incra.gov.br/. Acesso em 22 de agosto de 2019.

LEITE, Sergio, Heredia, Beatriz, MEDEIROS, Leonilde, PALMEIRA, Moacir, Cintrão, Rosângela. Impactos dos assentamentos – um estudo sobre o meio rural brasileiro.Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, São Paulo: Editora UNNESP, 2004.

LERRER, Debora e QUINTANS, Mariana. Questão Agrária no Judiciário Brasileiro: estudo comparativo entre o reconhecimento de territórios quilombolas e as desapropriações de terras para fins de reforma agrária nas varas agrárias federais. 1ª ed. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2012.

LOPES, Aline Caldeira; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana. Judiciário e Constituição Federal de 1988: interpretações sobre o direito à propriedade privada face à reforma agrária e ao direito ao território quilombola. In: Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Rio de Janeiro – RJ, v. 4, n. 1, p. 225-264, jun./jul. 2010.

MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. Movimentos Sociais, Disputas políticas e Reforma Agrária de Mercado no Brasil. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ e UNIRISD, 2002.

MOURÃO, Rafaella Araujo Cunha. A contrarreforma agrária no governo Temer: uma leitura a partir da promulgação da lei n. 13.465/2017. Monografia de final de curso, elaborada no âmbito da graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020.

MST. Organizações populares realizam ato e protocolam ADPF em defesa da reforma agrária. Site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, 9 dez. 2020. Disponível em: https://mst.org.br/2020/12/09/organizacoes-populares-realizam-ato-e-protocolam-adpf-em-defesa-da-reforma-agraria/. Acesso em 15 de dezembro de 2020.

QUINTANS, Mariana TrottaDallalana. (2005). A Magistratura Fluminense: seu olhar sobre as ocupações do MST. Dissertação de Mestrado/Pós Graduação em Direito Constitucional/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. PUC-Rio.

________________________________. (2011).Poder Judiciário e conflitos de terra: a experiência da vara agrária do sudeste paraense. Tese de Doutorado. Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFRRJ.

________________________________ (et. al.). Poder Judiciário e Reforma Agrária: as ações de desapropriação no Judiciário fluminense. In: A Reforma Agrária e o Sistema de Justiça. Brasília: MPF, 2019.

TAVARES, Ana Cláudia; VIEIRA, Fernanda Maria da Costa; CARVALHO, Luana; SANTOS, Lúcia Marina dos; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana. De olhos bem abertos: Quando o Judiciário tem lado? Os 21 anos de luta dos sem-terra pela desapropriação da Usina Cambahyba. In: Brasil. Ministério Público Federal. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. A reforma agrária e o sistema de justiça. Brasília: MPF, 2019.

THOMPSON, E. P. Senhores e Caçadores. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2021-05-31