Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Estudos em Dança é uma publicação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Tem como objetivo publicar e difundir o conhecimento, por meio da publicação de trabalhos originais, em forma de artigos, de cunho teórico ou aplicado, dossiês e resenhas de livros resultantes de pesquisas realizadas por pessoas pesquisadoras de instituições científicas de reconhecido mérito técnico-acadêmico. Também publicamos textos no formato de relatos de experiência e ensaios, relacionadas aos seguintes temas: Dança e áreas afins, desde que estabeleçam diálogo com a Dança como área de conhecimento ou fazer social.

A Revista Brasileira de Estudos em Dança aceitará para publicação, trabalhos em forma de artigos, ensaios, relato de experiência, crítica de obra de dança, resenha de livro, entrevista e memoriais originais e inéditos, redigidos em português, inglês, francês ou  espanhol que sejam resultantes de estudos acadêmico/artísticos e que promovam o conhecimento nas áreas temáticas relacionadas à Dança.  

Publicam-se textos inéditos ou traduções nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.  Todos os textos publicados possuem versão bilingue, sendo um dos idiomas sempre o português. 

A Revista Brasileira de Estudos em Dança é dirigida ao público constituído por pessoas pesquisadoras, professoras (de todos os níveis de ensino), profissionais, especialistas e estudantes que atuem ou tenham interesse pelas áreas de Dança.

 

Políticas de Seção

Artigos

Podem ter entre 30.000 e 80.000 caracteres (incluindo espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. E o tamanho do arquivo deve ser limitado a 2 Mb.

Todos os artigos terão uma versão bilíngüe em português/inglês ou outro idioma/Português.

Os autores devem apresentar um trabalho de cada vez, ou seja, enquanto um trabalho estiver sendo avaliado, outro trabalho não deve ser apresentado, mesmo que seja co-autor.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Relatos de Experiência são textos que descrevem uma dada experiência capaz de contribuir, de forma relevante, para a área da Dança. É a descrição feita de uma vivência que aponta contribuições com a discussão, a troca e a proposição de ideias sobre determinado tema. É feito de modo contextualizado, com objetividade e articulação teórica.  Cabe ao relato trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão, não ficando apenas no nível de descrever uma situação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Memorial

Memoriais são textos que resultam de pesquisas em pós-graduação profissional que relatam a trajetória de uma pesquisa, ou textos da trajetória de professor titular ou livre docente com seus resultados ou a trajetória na universidade, de modo a demonstrar a relevância desse percurso em pesquisa, ensino e/ou extensão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Crítica de Obra de Dança

A crítica de obra de dança é um texto sobre e a partir da fruição de uma obra de dança, entrelaçando o escopo de informações disponíveis sobre ela, o repertório de dados e/ou materiais fornecidos pelas pessoas artistas envolvidas e as perspectivas subjetivas da(s) pessoa(s) autora(s). A crítica deve apresentar informações sobre a criação e seu contexto, exercendo reflexão e/ou teorização da experiência de forma também acessível a pessoas que não assistiram à obra.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

O ensaio é um gênero textual opinativo, que se dedica a expor críticas, ideias, analisar e exprimir impressões pessoais sobre determinado assunto, sem a preocupação de seguir procedimentos específicos do campo acadêmico/científico como: metodologia, fontes e referências. Deste modo, o texto ensaístico consiste num "ato de ensaiar" problemas e críticas pessoais a nível aprofundado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Constitui-se de entrevistas com artistas  da área que contribuem para o aprofundamento e para a revisão de temas estabelecidos na área da Dança.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros

A resenha de livros é caracterizada pela descrição sintética de um livro onde a pessoa redatora, além de apresentar pontos principais da obra, também emite sua opinião ou considerações sobre seu conteúdo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Textos anteriormente publicados em outros idiomas e que são considerados basilares ou importantes para os debates dos estudos em dança.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação de todos os artigos recebidos é feita por pares especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Será utilizado o método peer review (double blind), com avaliação cega entre pares.

A aprovação final para publicação é feita considerando-se os seguintes critérios: 

  • parecer favorável dos duas pessoas pareceristas;

  • realização dos ajustes necessários pela pessoa autora, caso haja recomendações;

 

A Revista Brasileira de Estudos em Dança aceita para publicação, trabalhos em forma de artigos, ensaios, relato de experiência, crítica de obra de dança, resenha de livro, entrevista e memoriais originais e inéditos, redigidos em português, inglês, francês ou  espanhol que sejam resultantes de estudos acadêmico/artísticos e que promovam o conhecimento nas áreas temáticas relacionadas à Dança.

Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed. No momento da submissão, devem ser preenchidos com nome(s) da(s) pessoa(s) autora(s), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) da(s) pessoa(s) autora(s), títulos do artigo, informação sobre resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. É necessária, também, uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo e cadastro de ORCID da(s) pessoa(s) autora(s).

É importante ressaltar que as informações gerais sobre a autoria, filiação, titulação e email, deverm estar restritas ao cadastro, não devendo haver qualquer tipo de identificação ao longo do trabalho.

Obs 1: A avaliação de relatos de experiência, ensaios, críticas de obras de dança e memoriais, são realizados por 1 parecerista ad hoc e 1 parecer de pessoa editora ou integrante do Conselho Editorial.

Obs 2: A avaliação de entrevistas e resenhas de livros é feita por uma das pessoas Editoras Associadas.

 

Periodicidade

Semestral

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Como Política de Arquivamento, a Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil e Sistema de Bibliotecas da UFRJ.

O periódico será incluído também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim e Sherpa/RoMEO.

Por fim, o periódico também será arquivado junto à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).


 

Compromisso Ético

A Revista Brasileira de Estudos em Dança segue os princípios éticos e normas de conduta que a regem, no que se refere à originalidade dos artigos, transparência e integridade dos resultados das pesquisas, de forma que o conhecimento científico seja divulgado visando contribuir para a qualidade de vida da sociedade.

 

Indexação

Após a publicação dos dois primeiros volumes, pretende-se que a Revista Brasileira de Estudos em Dançaseja submetida à avaliação de algumas bases de dados indexadoras, como a Latindex (México), Dialnet (Espanha), Scielo (Brasil), REDALIC, para que seja indexada, conforme lista de sugestões apresentadas pelo site da RAE Publicações/FGV (2018) e da mesma forma, entre no sistema de avaliação de Periódicos Qualis da CAPES-MEC, almejando o Extrato A.