- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Arquivamento
- Compromisso Ético
- Indexação
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Estudos em Dança é uma publicação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Tem como objetivo publicar e difundir o conhecimento, por meio da publicação de trabalhos originais, em forma de artigos, de cunho teórico ou aplicado, dossiês e resenhas de livros resultantes de pesquisas realizadas por pessoas pesquisadoras de instituições científicas de reconhecido mérito técnico-acadêmico. Também publicamos textos no formato de relatos de experiência e ensaios, relacionadas aos seguintes temas: Dança e áreas afins, desde que estabeleçam diálogo com a Dança como área de conhecimento ou fazer social.
A Revista Brasileira de Estudos em Dança aceitará para publicação, trabalhos em forma de artigos, ensaios, relato de experiência, crítica de obra de dança, resenha de livro, entrevista e memoriais originais e inéditos, redigidos em português, inglês, francês ou espanhol que sejam resultantes de estudos acadêmico/artísticos e que promovam o conhecimento nas áreas temáticas relacionadas à Dança.
Publicam-se textos inéditos ou traduções nos idiomas português, espanhol, inglês e francês. Todos os textos publicados possuem versão bilingue, sendo um dos idiomas sempre o português.
Políticas de Seção
Artigos
Podem ter entre 30.000 e 80.000 caracteres (incluindo espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. E o tamanho do arquivo deve ser limitado a 2 Mb.
Todos os artigos terão uma versão bilíngüe em português/inglês ou outro idioma/Português.
Os autores devem apresentar um trabalho de cada vez, ou seja, enquanto um trabalho estiver sendo avaliado, outro trabalho não deve ser apresentado, mesmo que seja co-autor.
![]() |
![]() |
![]() |
Relatos de experiência
Relatos de Experiência são textos que descrevem uma dada experiência capaz de contribuir, de forma relevante, para a área da Dança. É a descrição feita de uma vivência que aponta contribuições com a discussão, a troca e a proposição de ideias sobre determinado tema. É feito de modo contextualizado, com objetividade e articulação teórica. Cabe ao relato trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão, não ficando apenas no nível de descrever uma situação.
![]() |
![]() |
![]() |
Memorial
Memoriais são textos que resultam de pesquisas em pós-graduação profissional que relatam a trajetória de uma pesquisa, ou textos da trajetória de professor titular ou livre docente com seus resultados ou a trajetória na universidade, de modo a demonstrar a relevância desse percurso em pesquisa, ensino e/ou extensão.
![]() |
![]() |
![]() |
Crítica de Obra de Dança
A crítica de obra de dança é um texto sobre e a partir da fruição de uma obra de dança, entrelaçando o escopo de informações disponíveis sobre ela, o repertório de dados e/ou materiais fornecidos pelas pessoas artistas envolvidas e as perspectivas subjetivas da(s) pessoa(s) autora(s). A crítica deve apresentar informações sobre a criação e seu contexto, exercendo reflexão e/ou teorização da experiência de forma também acessível a pessoas que não assistiram à obra.
![]() |
![]() |
![]() |
Ensaios
O ensaio é um gênero textual opinativo, que se dedica a expor críticas, ideias, analisar e exprimir impressões pessoais sobre determinado assunto, sem a preocupação de seguir procedimentos específicos do campo acadêmico/científico como: metodologia, fontes e referências. Deste modo, o texto ensaístico consiste num "ato de ensaiar" problemas e críticas pessoais a nível aprofundado.
![]() |
![]() |
![]() |
Entrevistas
Constitui-se de entrevistas com artistas da área que contribuem para o aprofundamento e para a revisão de temas estabelecidos na área da Dança.
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas de Livros
A resenha de livros é caracterizada pela descrição sintética de um livro onde a pessoa redatora, além de apresentar pontos principais da obra, também emite sua opinião ou considerações sobre seu conteúdo.
![]() |
![]() |
![]() |
Tradução
Textos anteriormente publicados em outros idiomas e que são considerados basilares ou importantes para os debates dos estudos em dança.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação de todos os artigos recebidos é feita por pares especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Será utilizado o método peer review (double blind), com avaliação cega entre pares.
A aprovação final para publicação é feita considerando-se os seguintes critérios:
parecer favorável dos duas pessoas pareceristas;
realização dos ajustes necessários pela pessoa autora, caso haja recomendações;
A Revista Brasileira de Estudos em Dança aceita para publicação, trabalhos em forma de artigos, ensaios, relato de experiência, crítica de obra de dança, resenha de livro, entrevista e memoriais originais e inéditos, redigidos em português, inglês, francês ou espanhol que sejam resultantes de estudos acadêmico/artísticos e que promovam o conhecimento nas áreas temáticas relacionadas à Dança.
Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed. No momento da submissão, devem ser preenchidos com nome(s) da(s) pessoa(s) autora(s), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) da(s) pessoa(s) autora(s), títulos do artigo, informação sobre resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. É necessária, também, uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo e cadastro de ORCID da(s) pessoa(s) autora(s).
É importante ressaltar que as informações gerais sobre a autoria, filiação, titulação e email, deverm estar restritas ao cadastro, não devendo haver qualquer tipo de identificação ao longo do trabalho.
Obs 1: A avaliação de relatos de experiência, ensaios, críticas de obras de dança e memoriais, são realizados por 1 parecerista ad hoc e 1 parecer de pessoa editora ou integrante do Conselho Editorial.
Obs 2: A avaliação de entrevistas e resenhas de livros é feita por uma das pessoas Editoras Associadas.
Periodicidade
Semestral
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Como Política de Arquivamento, a Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil e Sistema de Bibliotecas da UFRJ.
O periódico será incluído também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim e Sherpa/RoMEO.
Por fim, o periódico também será arquivado junto à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).
Compromisso Ético
A Revista Brasileira de Estudos em Dança segue os princípios éticos e normas de conduta que a regem, no que se refere à originalidade dos artigos, transparência e integridade dos resultados das pesquisas, de forma que o conhecimento científico seja divulgado visando contribuir para a qualidade de vida da sociedade.
Indexação
Após a publicação dos dois primeiros volumes, pretende-se que a Revista Brasileira de Estudos em Dançaseja submetida à avaliação de algumas bases de dados indexadoras, como a Latindex (México), Dialnet (Espanha), Scielo (Brasil), REDALIC, para que seja indexada, conforme lista de sugestões apresentadas pelo site da RAE Publicações/FGV (2018) e da mesma forma, entre no sistema de avaliação de Periódicos Qualis da CAPES-MEC, almejando o Extrato A.