Samba no pé carioca:

pistas para uma historiografia etnográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52372

Palavras-chave:

decolonial, historiografia da dança, negritude

Resumo

Diante dos recentes esforços decoloniais por parte de pesquisadores do sul global, procuro, neste ensaio, refletir sobre uma possibilidade de historiografia da dança partindo de uma manifestação bastante particular do Rio de Janeiro: o samba no pé urbano carioca. Para isso, proponho uma abordagem de antropofagia exusíaca, partindo do corpo como documento e com uma metodologia comparativista que se abre para diversos cruzos de saberes.

Biografia do Autor

Fabiana Pereira Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Mestre pelo mesmo Programa (2013), Bacharel em Dança pela mesma Instituição (2010). Atualmente integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil (UFRJ), o Projeto de Extensão Corpo em Cena: Fluxos Relacionais entre Formação em Dança e Atuação de Egressos na Sociedade (UFRJ), além do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa - CNPq/UFG). Foi professora substituta dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro no biênio 2014-2015 e novamente no biênio 2019-2020, além de ter atuado como Coordenadora de Residências Artísticas e Oficinas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de 2018 a 2021, estruturando editais e participando de bancas de seleção de importantes companhias de dança do Rio de Janeiro e de outros estados que pleiteiam semestralmente espaço de residência no referido equipamento cultural. Tem experiência nas áreas de Artes e História, com ênfase em Dança, História da Dança e História da Dança no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Corpo e História.

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Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2023-12-01

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