Fazer história em cena: corpos do presente e relatos de passados possíveis

María Martha Gigena, Patricia Dorin

Resumo


Este artigo explora formas de revisar suposições da história da dança através de objetos cênicos/performáticos produzidos em Buenos Aires (Argentina) nos anos 2010, que chamamos de "histórias performadas" (EIR (2012) por Marina Sarmiento, María sobre María (2016) por Lucía Llopis e Graciela Martínez, cosas, cisnes (2019) por Sofía Kauer e Nicolás Licera). Trata-se de entender estas manifestações artísticas como modos de produzir um conhecimento histórico diferente de um modelo hegemônico que, em suas pretensões universalistas e lineares, determina o caráter derivativo de outros discursos. Como exemplos de resistência a esta dominância que, embora criticada permanece em vigor, a interpretação interdiscursiva destes objetos contribui para a construção de uma historiografia situada, permitindo novas leituras a partir de uma perspectiva crítica das hierarquias e legitimações intrinsecamente patriarcais.


Palavras-chave


Histórias performadas; interdiscursividade; conhecimento histórico; metáfora; feminismo

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Programa de Pós Graduação em Dança - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)

ISSN 2764-782X