Avisos
-
2024-12-24
-
DOSSIER - "DANZA Y POLÍTICA CONVOCATORIA DE ARTÍCULOS
2023-11-20 -
Publicado novo número da Revista Brasileira de Estudos em Dança
2023-09-02Dossiê: Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
Leer más acerca de Publicado novo número da Revista Brasileira de Estudos em Dança -
Segundo número publicado: confira...
2022-12-30Acabou de ser publicado (30/12/2022) o segundo número da Revista Brasileira de Estudos em Dança (ano 1, n. 2), que pode ser acessado no seguinte endereço:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/issue/view/2378
Confira.
Revista Brasileira de Estudos em Dança - Programa de Pós-Graduação em Dança (UFRJ) e Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
Leer más acerca de Segundo número publicado: confira... -
Primeiro número publicado: acesse já o dossiê
2022-08-08Foi publicado no mês de julho o primeiro número da Revista Brasileira de Estudos em Dança (N. 1, V. 1), que pode ser acessado no seguinte endereço:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/issue/view/2341
Revista Brasileira de Estudos em Dança - Programa de Pós-Graduação em Dança (UFRJ) e Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
Leer más acerca de Primeiro número publicado: acesse já o dossiê -
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS...Dossiê: Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
2022-05-24CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Dossiê
Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
Submissões até 31 de maio de 2023.Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.
Questões, temas e problemáticas disparadoras:
Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
Onde está a dança na educação e a educação na dança?
Dança educação: o quê e pra quê?
Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula
Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
Sala de aula: dança educação em questão
Amanda Pinto - UEA
Isabela Buarque - PPGDan/ UFRJ
Lara Seidler- PPGDan / UFRJ
--------------------------------------------------------------------
APPEL À LA SOUMISSION D'ARTICLES
Dossier
La danse dans l'éducation, l'éducation dans la danse: questions à débattre
Soumissions jusqu'au 31 mai 2023.La recherche se concentre sur les processus didactiques, pédagogiques et artistiques de la danse dans divers contextes d'enseignement et d'apprentissage, que ce soit dans des situations d'enseignement formel, non formel et/ou informel. Cela inclut la recherche sur les stratégies de légitimation de la formation des professeurs de danse, les contenus sur la danse dans ses possibilités artistiques et éducatives, les tensions dans les nombreuses couches de l'enseignement de la danse dans différents contextes corporels, institutionnels et culturels. Études sur l'identité de l'enseignant et la relation entre l'éducateur artistique et l'artiste éducateur dans les contextes d'enseignement. Des thèmes qui traitent de la formation des enseignants et des propositions de programmes d'enseignement, ainsi que des discussions sur le rôle prépondérant de la danse dans les débats sur le terrain, que ce soit entre les disciplines, les langues ou les connaissances. Propositions de réflexions sur la place des arts/danse dans le dialogue avec l'éducation, la culture et la société. Des thèmes qui traitent de l'importance du corps et de la danse dans l'éducation et de la danse comme domaine de connaissance à l'école.
Déclencher des questions, des thèmes et des problèmes:
Les processus formatifs dans l'enseignement de la danse: est-ce de l'art ou de l'éducation ?
Où est la danse dans l'éducation et l'éducation dans la danse ?
L'éducation à la danse : quoi et pourquoi ?
Défis pour l'art et la danse dans l'éducation: compréhensions et malentendus
La danse dans la salle de classe
La danse dans l'éducation, l'éducation dans la danse: compréhensions et malentendus
La danse en classe : où l'art est l'éducation et l'éducation est l'art ?
La danse dans l'éducation, l'éducation dans la danse: la classe en question.
La danse dans la salle de classe : les processus de formation artistique en danse
La salle de classe : l'enseignement de la danse en question
--------------------------------------------------------------------
CONVOCATORIA DE PRESENTACIÓN DE ARTÍCULOS
Dosier
Danza en la Educación, educación en danza: temas en debate
Presentaciones hasta el 31 de mayo de 2023Número relacionado con la investigación con énfasis en los procesos didáctico-pedagógico-artísticos de las Danzas en diferentes contextos de enseñanza-aprendizaje, ya sea en situaciones de enseñanza formal, no formal y/o informal. Agrega investigaciones relacionadas con estrategias para legitimar la formación profesional de profesores de danza, abarcando contenidos sobre la danza en sus posibilidades artístico-educativas, tensiones en los múltiples estratos de la enseñanza de la danza en diferentes contextos corporales, institucionales y culturales. Busca estudios con temáticas sobre la identidad docente, sus relaciones de integración entre educador de arte o educador artista en contextos de enseñanza. Temas que versan sobre la formación docente y propuestas curriculares, así como discusiones sobre el protagonismo de la danza en las discusiones de campo, ya sea entre disciplinas, lenguajes y saberes. Propuestas de reflexión que convocan al lugar de las artes/danza en el diálogo con la educación, la cultura y la sociedad. Temas que abordan la importancia del cuerpo y la danza en la educación y la danza como área de conocimiento en la escuela.
Problemática, temas y cuestiones desencadenantes:
Procesos formativos en la enseñanza de la danza: ¿arte o educación?
¿Dónde está la danza en la educación y la educación en la danza?
Enseñanza de la danza: ¿qué y para qué?
Desafíos del Arte/Danza en la Educación: entendimientos y desencuentros
Bailando en el salón de clases
La danza en la educación, la educación en danza: entendimientos y desencuentros
Bailar en el aula: ¿dónde el arte es educación y la educación es arte?
La danza en la educación, la educación en danza: el aula en cuestión.
Bailar en el aula: procesos artísticos formativos en la danza
Aula: la enseñanza de la danza en cuestión
--------------------------------------------------------------------
OPEN CALL FOR ARTICLE SUBMISSION
Dossier
Dance in Education, education in dance: issues in debate
Submissions until May 31, 2023
This dossier is related to research with emphasis on the didactic-pedagogical-artistic processes of Dances in different teaching-learning contexts, whether in the formal, non-formal, and, or informal teaching situations. It aggregates research related to strategies to legitimize the professional training of dance teachers, covering content about dance in its artistic-educational possibilities and tensions in the many layers of dance teaching in different body, institutional and cultural contexts. It seeks studies with themes about the teaching identity and its relations of integration between art educators or artist-educators in teaching contexts. Themes that deal with teacher training and curricular proposals, as well as discussions about the protagonism of dance in field discussions, be they between disciplines, languages , and knowledge. Proposals for reflections that call for the place of the arts/dance in the dialogue with education, culture, and society. Other themes that address the importance of the body and dance in education and dance as an area of knowledge at school.
Issues, themes, and triggering issues:
Formative processes in dance education: is it art or education?
Where is the dance in education and education in dance?
Dance education: what and for what?
Challenges of Art/Dance in Education: understandings and disagreements
Dancing in the classroom.
Dance in education, education in dance: understandings and disagreements
Dancing in the classroom: where art is education and education is art?
Dance in education, education in dance: the classroom in question.
The dance in the classroom: formative artistic processes in dance.
Classroom: dance education in question.
-
Chamada aberta... Trabalhos de fluxo contínuo
2022-05-17A Revista Brasileira de Estudos em Dança está com chamada aberta para pessoas pesquisadoras submeterem seus textos em fluxo contínuo para publicação em dezembro, no número 2 de 2022.
Acesse as normas de submissão no link:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/about/submissions#authorGuidelines
Cordiais cumprimentos.
Lígia Tourinho (UFRJ),
Lucas Valentim (UFBA),
Marco Aurelio Souza (UFPEL),
Rafael Guarato (UFG).
Editores Chefes
-------------------------------------------------
La Revista Brasileira de Estudos em Dança tiene una convocatoria abierta para que los investigadores envíen sus textos en flujo continuo para publicación en diciembre, en el número 2 de 2022.
Accede a las normas de presentación en el enlace:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/about/submissions#authorGuidelines
Saludos cordiales.
----------------------------------------------
The Brazilian Journal of Dance Studies has an open call for researchers to submit their texts in a continuous flow for publication in December, number 2 of 2022.
Access the submission rules at the link:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/about/submissions#authorGuidelines
Best Regards.
-----------------------------------------------
La Revista Brasileira de Estudos em Dança (Revue Brésilienne d'études de la Danse) invite les chercheurs à soumettre leurs textes en flux continu pour publication en décembre dans le numéro 2 de 2022.
Accéder aux règles de soumission via le lien:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/about/submissions#authorGuidelines
Salutations.
Leer más acerca de Chamada aberta... Trabalhos de fluxo contínuo -
Está no ar...A Revista Brasileira de Estudos em Dança
2022-04-07Com alegria informamos a criação da Revista Brasileira de Estudos de Dança (Brazilian Journal of Dance Studies), uma ação conjunta entre o Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan/ UFRJ) e a Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).
Nossa missão é contribuir com a divulgação dos resultados de estudos e pesquisas científicas e artísticas realizadas por pessoas pesquisadoras que venham agregar à geração, preservação e difusão de novos conhecimentos e estudos em Dança.
O primeiro número da revista, o Dossiê “Outras danças, muitas histórias”, será publicado em julho de 2022 e em breve divulgaremos a chamada para submissão de artigos e outros formatos de textos para o segundo número deste ano, que será publicado em dezembro.
Atenciosamente,
Lígia Tourinho (UFRJ),
Lucas Valentim (UFBA),
Marco Aurelio Souza (UFPEL),
Rafael Guarato (UFG).
Editores Chefes
------------------------------
Estimados investigadores de danza,
Nos complace informarles de la creación de la Revista Brasileira de Estudos de Dança (Revista Brasileña de Estudios de Danza), una acción conjunta entre el Programa de Posgrado en Danza (PPGDan/ UFRJ) y la Asociación Nacional de Investigadores en Danza (ANDA).
Nuestra misión es contribuir a la difusión de los resultados de los estudios e investigaciones científicas y artísticas realizadas por investigadores que contribuirán a la generación, preservación y difusión de nuevos conocimientos y estudios en Danza.
El primer número de la revista, el Dossier “Otras danzas, muchas historias”, se publicará en julio de 2022 y próximamente publicaremos la convocatoria para el envío de artículos y otros formatos de textos para el segundo número de este año, que será publicado en diciembre.
Saludamos cordialmente,
------------------------------
We are happy to inform all dance researchers of creating the Brazilian Journal of Dance Studies, an action involving the Postgraduate Program in Dance (PPGDan/Federal University of Rio de Janeiro) and the National Association of Dance Researchers (ANDA).
Our mission is to contribute to disseminating the results of scientific and artistic research and studies in dance, which will be important in the generation, preservation, and dissemination of new knowledge in dance.
The first issue of the journal, the Dossier “Other dances, many stories,” will be published in July 2022, and soon we will publish the call for submission of articles and other formats of texts for the second issue of this year, which will be published in December.
Chers chercheurs en danse,
Nous sommes heureux de vous informer de la création de la Revista Brasileira de Estudos de Dança (Revue Brésilienne des Études de Danse), une action conjointe entre le Programme de Maîtrise en Danse (PPGDan/UFRJ) et l'Association Nationale des Chercheurs en Danse (ANDA).
Notre mission est de contribuer à la diffusion des d'études et de recherches scientifiques et artistiques menées par des chercheurs qui contribueront à la génération, à la préservation et à la diffusion de nouvelles connaissances et études en Danse.
Le premier numéro de la revue, le Dossier « D'autres danses, beaucoup d'histoires », paraîtra en juillet 2022 et nous publierons prochainement l'appel à soumission d'articles et d'autres formats de textes pour le deuxième numéro de cette année, publié en décembre.
Nous vous remercions de votre confiance et de votre partenariat pour faire partie du comité éditorial et/ou du conseil scientifique.
Pour visiter le site Web du magazine, il vous suffit d'accéder au lien :
https://revistas.ufrj.br/index.php/index/about
Leer más acerca de Está no ar...A Revista Brasileira de Estudos em Dança