O Manuscrito P38.1.1 e a “tabela prática” de Villa-Lobos

Autores

  • Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro; Academia Brasileira de Música

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i2.29236

Palavras-chave:

Música brasileira, século XX, modernismo, Heitor Villa-Lobos, crítica textual, análise musical

Resumo

Crítica textual do Manuscrito P38.1.1, pertencente ao conjunto documental do poema sinfônico Tédio de Alvorada e seu reaproveitamento no ballet/poema sinfônico Uirapuru, de Heitor Villa-Lobos. Visa rastrear o pensamento composicional e estabelecer uma interface com a teoria analítica adotada por Antokoletz (1992) e Volpe (2001). A crítica textual aponta para uma possível convergência entre o raciocínio expresso nas anotações preliminares do compositor brasileiro e a teoria analítica que se tem revelado tão competente para sistematizar a música tonal não-funcional.

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Publicado

2011-12-30