Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Neurologia (RBN) é uma publicação científica do Instituto de Neurologia da UFRJ (INDC-UFRJ) em associação com a Associação de Neurologia do Rio de Janeiro (ANERJ) publicada desde 1949 até 1983 com o nome de Jornal Brasileiro de Neurologia e desde então como Revista Brasileira de Neurologia. Tem como objetivo publicar artigos técnico-científicos inéditos na área das neurociências básicas e clínicas, oferecendo aos profissionais interessados, de variados graus de experiência, material que possibilite seu aperfeiçoamento e/ou educação continuada. Publica artigos originais, de revisão, notas históricas, relatos de casos, imagens e opiniões.  A partir de 2015 passou a ter a edição em forma digital, online, mas  já apresenta divulgação online pelo LILACS EXPRESS.

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições encaminhadas serão submetidas previamente à análise da Equipe  Editorial sendo que as que não atendem os critérios mínimos da revista não serão aceitas. As  demais  serão encaminhados  para dois parecistas ad hoc, constituídos por pesquisadores reconhecidos  e provenientes de diferentes universidades e instituições científicas. A avaliação dos pareceristas  levará em consideração a política editorial da revista que expressa os seguintes critérios: relevância para a RBN, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor metodológico e qualidade do texto. O nome dos autores, dos  pareceristas e das instituições permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Periodicidade

A Revista Brasileira de Neurologia é uma publicação trimestral, isto é, apresenta quatro números ao ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Neurologia (RBN) é publicada   desde 1949, desta data até 1983 com o nome de Jornal Brasileiro de Neurologia e desde então como Revista Brasileira de Neurologia. A partir de 2015 passou a ter a edição em forma digital, online, mas  já apresenta divulgação online pelo LILACS EXPRESS.