A CAMINHO DOS CINCO ANOS DE CONHECIMENTO EM AÇÃO

As tecnologias digitais de informação e comunicação trouxeram facilidades para o processo de criação de revistas científicas. Essas tecnologias apresentaram inovações à gestão do periódico científico em todas as fases/etapas do processo editorial, tais como recebimento e distribuição de artigos, interação com autores e pareceristas, atividades técnicas relacionadas à editoração dos textos - enfim, a publicação de um novo número. Essas tecnologias são fundamentais para o trabalho do editor, mas não substituem o principal motivo da existência de um periódico científico: o compartilhamento de informação através de artigos científicos.

Essa é a razão da existência das revistas científicas, e para que isso aconteça é necessário que os autores escolham em qual periódico desejam que o resultado de suas pesquisas seja publicizado. Se atualmente, como já foi dito, devido à tecnológia, é fácil criar uma revista científica, o grande desafio continua a ser mantê-la de forma periódica e com artigos de qualidade.

Neste número que dá início à comemoração dos cinco anos da Revista Conhecimento em Ação (RCA), trazemos algumas inovações para os nossos leitores , especialmente um novo layout que tornou sua interface mais leve e atual. Novos formatos de arquivos, na publicação dos artigos: além do PDF, agora temos artigos disponibilizados em formato HTML e Epub. Esse incremento na disponiblização de formatos atendem tanto à melhor recuperação das informações pelos mecanismos de buscas, como, também, à melhor leitura em diferentes suportes. Por último, cada artigo tem a gravação de um video apresentado pelo autor, ou um dos autores, comentando seu texto que será disponiblizado no Instagram da RCA.

Mas o melhor de tudo, nesses processos editoriais, são as pessoas. Assim, nesses anos anos de existência a Revista Conhecimento em Ação agradece aos autores pela escolha da revista, aos leitores pela leitura e uso dos artigos publicados, aos avaliadores pelo excelente trabalho, voluntário, que constitui um dos pilares do modelo de comunicação científica, e à equipe técnica que transforma todo esse trabalho numa publicação acessível aos interessados.

Então, que venham outros cinco anos, e possamos continuar contribuindo para o compartilhamento dos resultados do trabalho científico, na perspectiva da responsabilidade social e do conhecimento em ação.

Gustavo Henrique de Araujo Freire

Editor