ONIX for Books e MARC21: elementos de correspondência entre os padrões de metadados

ONIX for Books and MARC21: Matching elements between metadata standards

Izabelly Gomes da Rocha

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7380-8436

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.

Email: izabellygomesrj200@gmail.com

Márcia Feijão de Figueiredo

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2341-6637

Doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-IBIBC/UFRJ-ECo), Brasil.

Email: marcia.figueiredo@unirio.br

RESUMO: Os metadados são utilizados em diferentes domínios que adotam certos padrões de metadados para a organização, uso e recuperação da informação. Por conseguinte, o presente estudo possui o objetivo de indicar os elementos de correspondência entre o padrão de metadados ONIX for Books, utilizado para metadados editoriais, com o MARC21, padrão amplamente utilizado por bibliotecas. Para isso, caracterizam-se os dois padrões, apresentando seus elementos de metadados, estrutura e campos. Na metodologia foi adotada a revisão bibliográfica e documental usando os sites das instituições mantenedoras dos padrões de metadados. O estudo conclui que a finalidade dos dois padrões de metadados é distinta, porém passível de diálogo, ocorrendo correspondência na maioria de seus elementos.

PALAVRAS-CHAVE: ONIX for Books. MARC21. Padrões de Metadados. Metadados.

ABSTRACT: Metadata is used in different domains that adopt certain metadata standards for the organization, use, and retrieval of information. Therefore, the present study aims to indicate the matching elements between the ONIX for Books metadata standard, used for editorial metadata, with MARC21, a standard widely used by libraries. For this, the two patterns are characterized, presenting their metadata elements, structure and fields. In the methodology, a bibliographic and documentary review was adopted using the websites of the institutions that maintain the metadata standards. The study concludes that the purpose of the two metadata standards is distinct, but subject to dialogue, with correspondence occurring in most of their elements.

Keywords: ONIX for Books. MARC21. Metadata Standards. Metadata.

1 Introdução

Os padrões de metadados possuem, na atualidade, cada vez mais relevância para a interoperabilidade dos dados, para a estruturação de elementos e para a descrição dos recursos informacionais. Assim, é possível observar a ampliação do uso de metadados descritivos nas bibliotecas físicas e em outros espaços com fontes de informação especializada.

Os metadados possuem a função de descrever e caracterizar obras de maneira detalhada para que o recurso informacional seja encontrado. Segundo Cunha e Cavalcanti, é a “Informação que descreve a estrutura dos dados e sua relação com outros, p. ex., uma etiqueta no registro de uma base de dados, que indica o campo que contém o nome do autor” (2008, p. 246).

As autoras Alves e Souza apontam que a aplicação “de padrões, normas e modelos internacionais, fruto de esforços coletivos na área de representação bibliográfica é essencial para o intercâmbio de informações” (2007, p. 21). Acrescentam que o desenvolvimento de tecnologias da informação e de comunicação possibilitam avanços metodológicos como o dos modelos de metadados que possibilitam novas práticas, como a organização e o tratamento da informação digital.

Segundo Alves (2018), o uso de padrões de metadados possibilita descrever de modo mais completo e preciso os produtos, melhorando o acesso, a descoberta na web e, em ambientes digitais, seu compartilhamento e suas vendas. Segundo Alves e Souza, esses padrões de metadados

[...] são estruturas de descrição compostas por um esquema de metadados (ou um conjunto predeterminado de metadados). O esquema de metadados de um padrão pode gerar uma descrição em diferentes níveis de granularidade e possibilitar a representação com maior qualidade (2013 apud ALVES, 2018, p. 243).

Diante do estudo comparativo dos elementos de metadados entre o Dublin Core e o MARC21 das autoras Alves e Souza (2007), pode-se apontar que tal sistematização entre os elementos de correspondência dos padrões de metadados possibilita um reaproveitamento dos elementos de metadados pelos catalogadores, racionalizando o trabalho do catalogador.

Portanto, o presente estudo possui o objetivo de apresentar a correspondência entre dois padrões de metadados voltados às práticas de descrição e de finalidades distintas, porém do mesmo tipo de material, a fim de observar suas correspondências e diferenças quanto ao emprego dos metadados. Logo, a premissa do trabalho é que os padrões de metadados MARC21 e o ONIX for Books possuem correspondência, pois usam metadados com descrição dos mesmos itens.

Por fim, pretende-se, como objetivo específico, apresentar o padrão de metadados ONIX for Books. Diante da relevância do uso de padrões no contexto do mercado editorial brasileiro, as plataformas de gerenciamento de metadados que atuam no Brasil adotam esse recurso, por exemplo, as plataformas Metabooks e MercadoEditorial.org.

As plataformas de gerenciamento de metadados editoriais são ambientes virtuais que atuam no intuito de centralizar metadados em uma interface única, colaborando para a qualidade e padronização dos metadados utilizados na indústria do livro. Possuem como clientes grandes empresas de e-commerce, como a Submarino, a Americanas e a Amazon. Portanto, as informações disponibilizadas sobre os recursos informacionais em tais e-commerces estão de acordo com o padrão de metadados ONIX for Books.

2 Metodologia

A investigação é constituída por pesquisas bibliográficas a partir da revisão de literatura em fontes de informação especializada na área de Biblioteconomia e em uma pesquisa documental, utilizando os sites das instituições responsáveis pelo uso e fomento desses padrões de metadados.

As fontes de informação especializada escolhidas para o desenvolvimento do estudo são as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico e a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Para realizar as buscas foram adotadas técnicas de recuperação da informação. Assim, as expressões de busca foram utilizadas com auxílio do recurso busca avançada desses portais, não determinando recorte temporal e buscando por textos em português.

A primeira expressão de busca utilizada foi “MARC21 AND ONIX FOR BOOKS”, que apenas recuperou itens na base Google Acadêmico. Dos sete itens recuperados, dois não foram considerados aptos para a pesquisa, pois apenas citam os padrões.

Foram realizadas buscas por textos que abordassem o ONIX for Books para apresentar as principais características do padrão. Foi possível recuperar um trabalho em comum tanto na BRAPCI quanto no Google Acadêmico. Por meio deste, foi possível recuperar mais três itens relacionados com o ONIX for Books. Devido à falta de trabalhos acadêmicos sobre o ONIX for Books, foi necessário utilizar, como principal fonte para recuperar informações, o site da EDItEUR,1 um grupo internacional que é responsável pela família ONIX (ALVES, 2018) e que desenvolve a infraestrutura de padrões para o comércio eletrônico nos setores de livros, e-book e publicações seriadas.

A pesquisa bibliográfica foi a base para apresentarmos os quadros de correspondência entre o MARC21 e o ONIX for Books. O segundo foi escolhido por ser o nosso objeto de estudo e por ser adotado pelas plataformas Metabooks e MercadoEditorial.org, plataformas relevantes para o contexto do mercado editorial brasileiro. O primeiro foi selecionado por ser um padrão de metadados amplamente adotado no Brasil e que se encontra em Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas (Information Library System – ILS). Foram utilizados como referência para os quadros da seção 5 o Quadro de Correspondência entre o MARC21 e o Dublin Core do estudo comparativo das autoras Alves e Souza (2007).

3 Padrão de metadados Onix for Books

O ONIX for Books foi criado pela EDItEUR, que desenvolve padrões para o comércio eletrônico. Ele é um padrão de metadados pensado para o domínio editorial e livreiro, porém, é possível aproveitá-lo no domínio bibliográfico, ou seja, bibliotecas e outras unidades de informação podem utilizá-lo em seus catálogos e nos processos de seleção e aquisição (ALVES, 2018).

O ONIX for books é o primeiro da família de padrões ONIX da EDItEUR e também o mais adotado. Ele foi desenvolvido em parceria da Book Industry Communication (BIC),2 Reino Unido, com o Book Industry Study Group (BISG),3 Estados Unidos. Atualmente, este trabalho está sob orientação de um Comitê Diretor Internacional que, além de incluir o BIC e o BISG, inclui grupos de usuários da Austrália, Bélgica, Canadá, China, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Holanda, Noruega, Rússia, Espanha e Suécia (EDItEUR, 2009b). É apontada também a presença de representantes de bibliotecas nesses grupos (EDItEUR, 2009c). Quanto ao seu histórico, é possível observar que

originou-se de um conjunto de diretrizes para Online Information Exchange criado pela Association of American Publishers, EDItEUR e outros em 1999 e publicado em janeiro de 2000. Essas diretrizes foram desenvolvidas em uma especificação padrão completa pela EDItEUR e resultaram no ONIX para Livros Versão 1.0, publicado alguns meses depois. Isso foi seguido de perto pelos Releases 1.1, 1.2 e 1.2.1, cada um baseado na experiência com as primeiras implementações conforme o ONIX amadurecia em uma estrutura de metadados que abrange terminologia padronizada, vocabulários controlados e um formato de arquivo cada vez mais abrangente para troca de dados (EDItEUR, 2009d, online).

A versão mais recente do ONIX for Books é a ٣.٠: “Em resposta às mudanças culturais e tecnológicas que afetam editores e bibliotecas, o ONIX ٣.٠ permite descrições muito mais detalhadas de produtos digitais” (GODBY, ٢٠١٢, p. ١٠, tradução nossa).

Segundo a EDItEUR (2009d), o ONIX é o padrão internacional em formato eletrônico para a representação e comunicação de informações sobre produtos pertencentes à indústria do livro, ou seja, é um formato aberto para dados comerciais e projetado para ser usado globalmente. Por isso não está limitado a idiomas ou a características de um comércio nacional de livros em específico.

O padrão representa publicações impressas e digitais e “define uma lista de campos de dados (metadados) sobre as publicações e descreve como enviar os dados, além disso, possui esquemas de codificação externos para representar os dados e valores no esquema de metadados ONIX” (ZENG; QIN, 2016 apud ALVES, 2018, p. 241).

Podemos observar que as listas de códigos do ONIX são independentes de idiomas por utilizar a maioria deles em formato numérico. Para cada código há um rótulo curto e, às vezes, uma nota mais longa para expor o significado do código e sua aplicação. As etiquetas e notas podem estar em qualquer idioma, entretanto, o significado da maioria dos códigos é definido em inglês. É apontado que a tradução das etiquetas e/ou notas para outro idioma não altera o significado do código em si, como apontado no exemplo:

O Código BB na lista 150 significa ‘Livro de capa dura’, mas também significa ‘ (jīngzhuāng shū) e ‘Gebundene ausgabe’ (ou semelhante). Assim, o significado de uma mensagem ONIX usando um valor de código específico é compreensível e inequívoco, quaisquer que sejam as linguagens usadas pelo remetente e destinatário dos dados (EDItEUR, 2009a, online).

Baseado em eXtensible Markup Language (XML), o ONIX fornece de forma consistente aos editores, varejistas e seus parceiros uma ampla gama de informações os produtos, por conseguinte

O ONIX não é em si um banco de dados, nem mesmo um design para um banco de dados - é uma forma de comunicar dados entre bancos de dados - mas muitos membros do EDItEUR e outras organizações fornecem software comercial de prateleira ou aplicativos baseados na web para produtos de gerenciamento que implementam mensagens ONIX. Outros membros desenvolveram suas próprias soluções internas que implementam o padrão de comunicação ONIX (EDItEUR, 2009d, online).

As duas plataformas de metadados presentes no Brasil - a saber, Metabooks e o MercadoEditorial.org -, utilizam o ONIX for Books (ALVES, 2018). Como também é empregado pela SciELO Livros para se interoperar com outras plataformas, como o Directory of Open Access Books (DOAB), Kobo, Amazon, Google Play, lojas digitais, livrarias e com serviços como o Google Acadêmico e WorldCat (AMARAL; ARAKAKI; FURNIVAL, 2021).

Os benefícios da utilização do ONIX for Books no mercado editorial são muitos, conforme afirma a EDItEUR (2009d):

• possibilidade de fornecer informações sobre os produtos de forma padronizada e consistente de maneira rápida, atualizada e eficiente para distribuidores, atacadistas, varejistas, agregadores de dados e empresas afiliadas;

•menos necessidade de intervenção manual e redução da possibilidade de erros;

•redução de custos, visto que os editores não precisam fornecer os dados em diversos formatos exclusivos, por exemplo, uma única alimentação de dados pode ser adequada para todos os parceiros de uma editora;

•ao permitir que terceiros, como as associações comerciais de agregadores de dados, desenvolvam métricas de qualidade dos dados, incentiva a melhoria geral dos dados disponíveis em toda a cadeia de abastecimento;

•otimização da descoberta, da conversão e das vendas.

A EDItEUR (2019) aponta que o ONIX pode parecer demasiadamente grande e complexo, entretanto sua complexidade é devida ao formato de ter de responder às diferentes necessidades da cadeia comercial, em diferentes mercados geográficos, e pelos produtos que precisa descrever serem complexos. Acrescenta que “é altamente modular e pode ser dividido em ‘Blocos’ e ‘Grupos’ menores que são definidos por sua função” (EDItEUR, 2019, p. 9, tradução nossa).

Tanto a EDItEUR (2019) quanto Amaral, Arakaki e Furnival (2021) apresentam os blocos pertencentes à estrutura de um registro de produto no ONIX, como podemos observar no Quadro 1. Em cada bloco há uma sequência de grupos correspondentes para cada informação que deve ser preenchida.

O registro do produto é iniciado com alguns elementos obrigatórios, como um identificador de registro e um identificador de produto, geralmente no formato de um GTIN-13 (Número de Identificação Comercial Global), normalmente é utilizado um ISBN-13.

Desse modo, apontamos que o grupo P.1 (Record Metadata) se refere ao identificador do Registro de Metadados, enquanto que o grupo P.2 (Product Numbers), ao Número do Produto (EDItEUR, 2019).

BLOCO

TÍTULO

DESCRIÇÃO

1

Detalhes Descritivos (Descriptive Detail)

Engloba os grupos de P.3 a P.13. Apresenta informações detalhadas sobre a forma e o conteúdo do recurso, tais como: forma do produto (dimensões físicas ou formatos do arquivo, por exemplo); partes do produto; coleção; título do produto; autoria; detalhes do evento (para obras resultadas de conferências ou eventos artísticos, esportivos, etc.); edição (tipo de edição, número da edição e declaração da edição); língua (se for uma tradução, pode-se apresentar a original e a traduzida); extensões, ilustrações e conteúdo auxiliar; assunto sem restrição de quantidade, utilizando cabeçalhos de assuntos e códigos de classificação de assunto (Thema, BISAC, CLIL, Dewey, Library of Congress) e/ou listas livres de palavras-chave; público-alvo.

2

Detalhes Concomitantes (Collateral Detail)

Engloba os grupos P.14 a P.17. Apresenta as informações com um pequeno índice textual (text content) em HTML, resumindo todo o registro; índice de citações (cited content); recursos de suporte feitos para ligar diferentes recursos como imagens, clipes de áudio, outros textos, vídeos, jogos, etc.; e premiações com detalhes.

7

Detalhes de Promoção (Promotion Detail)

Formado por um único dado (grupo P.27), que apresenta informações sobre a promoção e divulgação do livro, por exemplo, palestras e viagens do autor.

3

Detalhes de Conteúdo (Content Detail)

Formado por um único dado (grupo P.18), que estrutura índices detalhados para livros.

4

Detalhes de Publicação

(Publishing Detail)

Engloba os grupos P.19 a P.21. Apresenta as informações de impressão e editora, status global de publicação e copyright, direito de venda e restrições.

5

Materiais Relacionados (Related Material)

Engloba os grupos P.22 e P.23. Apresenta as informações de trabalhos e produtos relacionados.

6

Fornecimento de Produtos (Product Supply)

Engloba os grupos P.24 a P.26. Apresenta as informações de mercado (demarcando o território e especificando restrições nas vendas); status e data de publicação no mercado; detalhamento das fontes de distribuição, disponibilidade, preços, etc., dentro do mercado.

Os blocos são formados por um ou mais grupos numerados: “Os grupos de elementos de dados são definidos principalmente para reunir vários elementos de dados relacionados funcionalmente e por conveniência na apresentação da especificação de registro detalhada” (EDItEUR, 2019, p. 10, tradução nossa). Tais elementos podem ser obrigatórios ou opcionais. Em resumo, a EDItEUR apresenta que:

Em um registro de produto ONIX completo, pelo menos os Blocos 1, 4 e 6 são esperados. Em outras palavras, um registro completo deve pelo menos descrever o produto, identificar o editor e fornecer detalhes de fornecimento para um ou mais mercados. Na prática, será muito incomum que um registro ONIX completo seja enviado sem o Bloco 2 e o Bloco 5, uma vez que a comunicação de conteúdo colateral rico (“material de marketing”) e a expressão de uma série de links para outros produtos similares é fundamental para a maioria ONIX para troca de livros. O Bloco 3 é menos comum, mas permite que metadados ricos em nível de capítulo sejam carregados no registro para o produto do livro inteiro. O Bloco 7 - introduzido na versão 3.0.7 (outubro de 2019) -, destina-se a transportar informações descrevendo eventos promocionais, como passeios de autógrafos (2019, p. 10, tradução nossa).

O Bloco 1 compreende os grupos P.3 ao P.13 e é o responsável pela maior parte da descrição detalhada do item e do conteúdo do produto (EDItEUR, 2019). Portanto, podemos afirmar que o bloco contém a maior parte das informações da representação descritiva e temática do item.

O preenchimento grupo P.3 - Formato do Produto (Product Form) -, é obrigatório e utilizado para um produto de item único, por exemplo, livro de capa dura, brochura, arquivo MP٣ para download, E-book EPUB. Quando necessário, também serve para indicar as dimensões físicas e a embalagem. Em publicações eletrônicas, este grupo especifica o formato dos arquivos, os termos de licenciamento e, quando for o caso, as restrições de uso relacionadas ao Digital Right Management (DRM) (EDItEUR, 2019).

O grupo P.4 - Partes do Produto (Product Parts) - é utilizado para produtos com vários itens e possibilita especificar a forma e a quantidade que contém, informando se os itens estão ou não disponíveis comercialmente de forma individual (EDItEUR, 2019). Enquanto que o grupo P.5 - Coleção (Collection) – possui

atributos de uma coleção bibliográfica (uma série ou conjunto) à qual pertence um produto, quando estes são exigidos como parte da descrição do produto. Isso normalmente significa um título coletivo, possivelmente associado a um volume ou número de peça e, muito mais raramente, um ISSN para uma série contínua. No entanto, para algumas coleções, o título coletivo é parte integrante do título do produto. Neste caso, é carregado como elemento do título do produto (Grupo P.6), não devendo ser repetido no Grupo P.5. (EDItEUR, 2019, p. 11, tradução nossa).

O grupo P.6 - Título do Produto (Product Title) - é obrigatório, permite títulos coletivos e que números de partes sejam incluídos como parte do título do produto quando necessário (EDItEUR, 2019). O grupo P.7 trata do Autor (Authorship). O grupo P.8 - Detalhes do Evento (Event Detail) - pode ser aplicado para publicações acadêmicas e profissionais que trazem as atas de uma conferência, ou para outras publicações, como as vinculadas a eventos. O grupo P.9 - Edição (Edition) - possui três elementos: tipo de edição, número da edição e indicação de edição (EDItEUR, 2019).

O grupo P.10 - Idioma (Language) - é voltado para as informações relacionadas ao idioma do texto do produto. Entre suas aplicações, pode-se especificar o idioma original de uma obra traduzida. O grupo P.11 -Extensões e Conteúdos Correlatos (Extents, Illustrations and Ancillary Content) - contempla informações sobre o número de páginas, a duração de uma gravação de som, o tamanho do arquivo para um download, ilustrações e conteúdo auxiliar do produto, sendo este último uma descrição opcional (EDItEUR, 2019).

Para as categorias de assunto, usa-se o grupo P.12 - Assunto (Subject) -, sendo possível aplicar um número ilimitado de termos. “Códigos de categoria ou cabeçalhos podem ser retirados de qualquer um dos noventa ou mais esquemas de categoria suportados” (EDItEUR, 2019, p. 12, tradução nossa). O grupo permite utilizar categorias não estruturadas de palavras-chave, assim como utilizar um nome pessoal, corporativo ou fictício. O grupo P.13 -Público-alvo (Audience) - permite a especificação por faixa etária, nível educacional, dentre outros (EDItEUR, 2019).

O segundo bloco do ONIX for Books é de Detalhes Concomitantes (Collateral Detail), que abrange o total de quatro grupos de elementos de dados, de P.14 a P.17, que podem ser direcionados para vários territórios e mercados. “Portanto, se um produto for vendido na América do Norte e na Europa, com o mesmo ISBN, mas com coberturas diferentes, cada cobertura poderá ser especificada no grupo P.16 e vinculado ao território relevante” (EDItEUR, 2019, p. 13, tradução nossa). Possui informações relacionadas a vários tipos de marketing, inseridas no registro ONIX ou referenciadas por meio de links, por exemplo.

O grupo P.14 - Conteúdo sobre o Texto (Text Content) - serve para inclusão de um texto como parte do registro ONIX, uma descrição curta ou longa do produto, de modo opcional. Já o grupo P.15 - Citações sobre o Conteúdo (Cited Content) - diz respeito ao conteúdo citado, ou seja, “usado para referências a listas de best-sellers publicados em ações de mídia (por exemplo, um recurso de TV ou o texto completo de uma resenha realizada online), bem como qualquer outro material referenciado, seja textual ou não” (EDItEUR, 2019, p. 13, tradução nossa). Portanto, pertence a terceiros e deve ser citado apenas para pesquisa ou link, sujeito a direitos autorais.

O grupo P.16 - Recursos para Suporte (Supporting Resources) - se refere às imagens de capa, à amostra do conteúdo, assim como áudio e vídeo e pode abranger recursos em qualquer meio: texto, imagem, áudio, vídeo e jogos. É “para conteúdo que não é carregado no registro ONIX, mas que é oferecido para link ou download por um editor (ou outra parte da cadeia de suprimentos) para apoiar as vendas e está disponível para uso pelo receptor, sujeito a qualquer termos declarados” (EDItEUR, 2019, p. 12, tradução nossa). Já o grupo P.17 - Prêmios (Prizes) - aborda prêmios relacionados ao produto, assim como os concedidos aos colaboradores.

O Bloco 7 do ONIX, nomeado Detalhes de Promoção (Promotion Detail), possui apenas um grupo, o P.27 (Promotional Event Detail), que possibilita listar eventos organizados para a promoção e venda do produto, como tours de autores e seções de autógrafo. Pode-se incluir eventos que ocorrem diversas vezes, assim como incluir detalhes do local e o horário para cada ocorrência (EDItEUR, 2019).

O Bloco 3 - Detalhes de Conteúdo (Content Detail) - possui apenas um grupo de elementos de dados. O grupo P.18 - Detalhes dos Conteúdos do Item (Content Item Detail) - é utilizado para “permitir que índices detalhados sejam transportados de forma totalmente estruturada. Também permite que a autoria, material de marketing e outros dados sejam fornecidos ‘por capítulo’” (EDItEUR, 2019, p. 13, tradução nossa).

O Bloco seguinte é o 4 - Detalhes de Publicação (Publishing Detail) -, que possui três grupos abordando informações como o selo editorial: o editor, o status de publicação e os direitos de venda. O grupo P.19 - Impressões e Editora (Imprint and Publisher) - contém informações sobre a impressão e editora, assim como o contato da equipe responsável pela produção, marketing e acessibilidade, etc. (EDItEUR, 2019). Já o grupo P.20 - Status de Publicação “Global” e Direitos Autorais (“Global” Publishing Status and Copyright) - possibilita que os produtos distribuídos em mercados internacionais tenham uma data de publicação local e global do produto. Neste caso, usa-se o grupo P.25 para status de publicação local e data de publicação. Quando houver apenas um único mercado, pode ser usado apenas o grupo P.20 (EDItEUR, 2019).

O grupo P.21 - Direitos e Restrições de Vendas (Sales Rights and Restrictions) - possui o objetivo de especificar “direitos e restrições de vendas territoriais e não territoriais que se aplicam ao produto. Estes não devem ser confundidos com direitos e restrições de distribuição que podem ser aplicados a um fornecedor do produto e que são especificados no Bloco 6” (EDItEUR, 2019, p. 14, tradução nossa).

O Bloco 5 - Materiais Relacionados (Related Material) - possui dois grupos de elementos de dados. O grupo P.22 - Trabalhos Relacionados (Related Works) - junta produtos que incorporam ou sejam derivados de um único trabalho. Já o grupo P.23 - Produtos Relacionados (Related Products) -, “pode identificar uma variedade de diferentes tipos de relacionamento entre produtos, por exemplo, um formato alternativo, uma edição anterior ou sucessora ou um conjunto do qual um produto faz parte” (EDItEUR, 2019, p. 15, tradução nossa).

O grupo 6 - Fornecimento de Produtos (Product Supply) - possui três grupos e abrange informações sobre fornecimento e disponibilidade para um mercado definido. Deve-se repetir o bloco completo em cada mercado para o qual as informações são enviadas. O grupo P.24 - Mercado (Market) -, além de definir o território de mercado, permite especificar restrições adicionais de vendas no território, enquanto que o grupo P.25 - Status de Publicação no Mercado (Market Publishing Status) - identifica os status de publicação e a data de publicação de um produto em um determinado mercado (EDItEUR, 2019).

Por último, o grupo P.26 - Detalhes de Fornecimento (Supply Detail) - carrega detalhes como fontes de distribuição, disponibilidade, preços, descontos, condições de devolução, níveis de estoque e impostos aplicáveis em um mercado. “Para muitas aplicações, apenas alguns elementos são necessários: a identidade de uma fonte de fornecimento, um código de disponibilidade, um tipo de preço e um valor de preço e, opcionalmente, também um território geográfico onde esse preço é válido” (EDItEUR, 2019, p. 15, tradução nossa). Também abrange a comunicação de preços para licenças perpétuas (p. ex., compra de e-books), para licenças por tempo limitado (aluguel de e-book), e nos casos onde os e-books possuem diferentes limitações de uso de acordo com o preço pago.

No site da EDItEUR há uma listagem4 com todas as instituições que utilizam o ONIX for Books. As instituições brasileiras citadas são: Ubiqui, Bibliomundi e a Metabooks. A EDItEUR possui mais de 115 membros5 em 25 países e tem por parceiros brasileiros: a Bibliomundi e a Câmara Brasileira do Livro (CBL).

4 Padrão Marc21

A família MARC possui cinco formatos: o formato para dados bibliográficos; o formato para dados de autoridade; para dados de itens ou coleção; para dados de classificação e formato para informações da comunidade. O presente trabalho se debruçará sobre o formato MARC21, que representa dados bibliográficos.

O MARC foi desenvolvido pela Library of Congress na década de 1960 e possui por objetivo permitir a leitura e interpretação de registros bibliográficos por computadores, visando contribuir para o intercâmbio de registros (SERRA; SEGUNDO; SANTOS; ZAFALON, 2018). O formato MARC21 possibilita a inclusão de informações sobre o material textual impresso, manuscrito, arquivo de computador, mapas, música, recurso contínuo, material visual e sobre material misto. Os dados bibliográficos normalmente incluem título, nome, assunto, nota, dado de publicação, descrição física (MARC21, 2017). Podemos então apontar que o formato MARC é

um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquina. Sua principal finalidade é possibilitar o intercâmbio de dados, ou seja, importar dados de diferentes instituições ou exportar dados de sua instituição para outros sistemas ou redes de bibliotecas através de programas de computador desenvolvidos especificamente para isto (MARC21, 2017, online).

Um registro do MARC é formado por três elementos, sendo eles: a estrutura do registro, a designação ou indicação do conteúdo e o conteúdo dos dados do registro. A estrutura do registro é a parte codificada de acordo com o padrão internacional Format for Information Exchange (ISO 2709) e sua contraparte americana, Bibliographic Information Interchange (ANSI / NISO Z39.2) (LIBRARY OF CONGRESS, 2021).

A designação de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar dados em um registro e apoiar a manipulação destes dados, enquanto que o conteúdo dos dados, geralmente, é definido por padrões não estabelecidos pelo MARC, ou seja, padrões externos, como o International Standard Bibliographic Description (ISBD), o Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2) (LIBRARY OF CONGRESS, 2021) e códigos de catalogação.

Um registro bibliográfico do MARC possui três componentes principais: o Líder, o Diretório e os campos variáveis. Sobre os campos variáveis, é relevante apontar que são constituídos e identificados por uma tag ou etiqueta composta por três caracteres numéricos, havendo dois tipos de campos variáveis: campos de controle são os campos ٠٠X, que não contêm indicadores nem subcampos; já os campos de dados são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag, possibilitando que o tipo de informação no campo seja identificado pelos demais caracteres da tag (MARC21, 2017) - 5XXX, por exemplo, agrupa informações sobre notas. Desse modo, 505 se refere a “Nota de Conteúdo” e 546, a “Nota de Idioma”. Outra característica dos campos de dados é a posse de dois tipos de designação de conteúdo, sendo elas os

indicadores, as duas primeiras posições no campo de dados variáveis; são representados por um caractere numérico ou alfabético minúsculo; e os códigos de subcampos, representados por dois caracteres que distinguem as informações dentro do campo; [apresenta] um delimitador ($) e um identificador de dados - que pode ser um caractere numérico ou alfabético minúsculo (MARC21, 2017, online).

Os campos gerais do MARC21 com suas respectivas descrições são apresentados no Quadro 2:

Campos

Descrição

0XX

Informações de controle, números e códigos

1XX

Autoria (nome pessoal, entidade, evento)

2XX

Títulos, edição, imprenta

3XX

Descrição física

4XX

Série

5XX

Notas

6XX

Entradas de assunto

7XX

Entradas secundárias (nome

pessoal, entidade, evento, título)

8XX

Entradas secundárias de série

9XX

Uso local

Na próxima seção iremos observar as semelhanças entre o padrão de metadados amplamente utilizado em bibliotecas, MARC21, e o padrão voltado ao mercado editorial, ONIX for Books. É apontado que, apesar de finalidades diferentes, há correspondência em alguns campos de metadados que são utilizados tanto em sistemas de bibliotecas quanto no ambiente comercial, especificamente o mercado editorial.

5 Elementos de correspondência entre os padrões de metadados: Marc21 e Onix for Books

Esta seção possui o objetivo de apresentar os pontos de similaridade entre o MARC21, amplamenta utilizado por bibliotecas, e o ONIX for Books, utilizado pelas plataformas de gerenciamento de metadados do mercado editorial. Os quadros, além de realizarem apontamentos sobre elementos de correspondência entre os padrões, visam facilitar a catalogação de bibliotecários que cruzem com o padrão ONIX.

Alves e Souza (2007, p. 22) apontam a necessidade de descobrir e disponibilizar informações na internet e nas intranets, o que está atrelado ao uso de metadados na organização eletrônica de recursos: “O uso de padrões de metadados possibilita aos sistemas de informação e de gestão do conhecimento a integração e o compartilhamento de recursos e aplicações.” Assim, os padrões de metadados possibilitam a integração, a interoperabilidade, o compartilhamento de dados entre sistemas, e propiciam o reuso de conjuntos de metadados (ALVES; SOUZA, 2007).

Em nosso estudo foram elaborados seis quadros de correspondência, considerando os sete blocos do ONIX for Books. Com a correspondência entre os campos do MARC21 e os grupos do ONIX, juntamos os Blocos 7 e 3 (Quadro 5) em um único quadro por apresentarem apenas um grupo.

Para a realização do quadro de correspondência, consultamos a página de MARC21 da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DBD/PUC-Rio)6 para determinar os campos do MARC21. Para alguns campos também foi consultada a “Declaração sumária dos designadores de conteúdo”7 do site da Library of Congress. A leitura de “ONIX for Books product information format: Introduction to ONIX 3.0” (EDItEUR, 2019) permitiu determinar os grupos do ONIX for Books.

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

Grupo P.1 (Record Metadata) - Registro de Metadados

Grupo P.2 (Product Numbers) - Número do Produto

0XX – Informações de controle, números e códigos

Grupo P.3 (Product Form)

006 – Campo Fixo – Material Adicional

300 – Descrição Física

340 – Suporte Físico

856 – Localização e Acesso Eletrônico

$q - Tipo de formato eletrônico

Grupo P.4 (Product Parts)

007 – Descrição Física Campo Fixo - Informações Gerais (As informações podem representar o item inteiro ou partes de um item, como o material que o acompanha.)

340 – Meio Físico

$3 - Materiais Especificados - Parte dos materiais descritos aos

quais o campo se aplica.

353 – Características de Conteúdo Suplementares

505 – Nota de Conteúdo

595 – Nota local para materiais adicionais de dissertações e teses

773 – Entrada Analítica

Grupo P.5 (Collection)

4XX – Séries

760 – Entrada de Série Principal

80X–840 – Entrada Secundária – Série

Grupo P.6 (Product title)

130 – Entrada Principal - Título Uniforme

20X–24X - Título e Título Relacionado

547 – Nota de Títulos Anteriores

730 – Entrada Secundária - Título Uniforme

740 – Entrada Secundária - Título Relacionado e Analítico não Controlado

780 – Entrada de Título Anterior

785 – Entrada de Título Posterior

830 – Entrada Secundária de Série – Título Uniforme

Grupo P.7 (Authorship)

100 – Entrada Principal

110 - Entrada Principal - Entidade

700 – Entrada Adicional

710 - Entrada Secundária - Entidade

720 – Entrada Adicional - Nome não Controlado

386 – Características do Autor/Colaborador

Grupo P.8 (Event detail)

111 – Entrada Principal - Evento

711 – Entrada Secundária – Evento

518 – Nota da Data/Hora e Local de um Evento

033 – Data/Hora e Local de um Evento

Grupo P.9 (Edition)

250 – Edição

Grupo P.10 (Language)

041 – Código do Idioma

546 – Nota de Idioma

765 – Entrada de Idioma Original

377 – Idioma/Linguagem Associada

Grupo P.11

(Extents, Illustrations and Ancillary Content)

300 – Descrição Física

306 – Tempo de Duração

Grupo P.12 (Subject)

6XX – Assuntos

Grupo P.13 (Audience)

008 – Livros - Posição 22 (Público-alvo)

385 – Características do Público

521 – Nota de Público-alvo

Podemos observar que os conjuntos de campos do MARC21: 1XX Entrada Principal – Autoria (nome pessoal, entidade, evento); 2XX – Títulos, Edição, Imprenta; 300 – Descrição Física; e 6XX – Assuntos, estão em sua maioria inseridos no Bloco 1 - Detalhes Descritivos. No Bloco 2 (Quadro 4), a maior parte dos correspondentes estão no grupo 5XX – Notas.

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

P. 14 (Text Content) - Descrição curta ou mais longa do produto.

520 – Nota de resumo, etc.

P. 15 (Cited Content) - Conteúdo que é citado, usando para referências a listas de best-sellers, por exemplo.

510 – Nota de citação / referências

581 – Nota de publicações sobre o material descrito

P.16 (Supporting Resources) - Recursos de suporte. Referem-se às imagens de capa e à amostra do conteúdo. Podem abranger recursos em qualquer meio, como em texto, imagem, áudio, vídeo e jogos. Disponível por link ou download.

856 – Localização e acesso eletrônico

P.17 (Prizes) - Prêmios

586 – Nota de premiação

Bloco

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

Bloco 7

Detalhes de Promoção

P. 27 (Promotional Event Detail) - Permite listar eventos organizados para a promoção e venda do produto; possibilidade de incluir listas de participantes, de colaboradores do produto e de colaboradores do evento.

585 – Nota de exposição

508 – Nota dos créditos de criação ou produção

511 – Nota do participante ou do executor

711 – Entrada Secundária – Evento

Bloco 3

Detalhes de Conteúdo

P.18 (Content Item Detail) - Permite que a autoria, material de marketing e outros dados sejam fornecidos por capítulo.

773 – Entrada Analítica

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

P.19 (Imprint and Publisher) - Contém informações sobre a impressão e a editora

25X–28X – Edição, impressão, etc.

P.20 (“Global” Publishing Status and Copyright) - Status de Publicação “Global” e Direitos Autorais

A correspondência apenas contempla a parte do copyright.

264 – Produção, publicação, distribuição, fabricação e nota de copyright

$c – Data de produção, publicação, distribuição, fabricação ou nota de copyright

260 – Imprenta (publicação, distribuição, etc.)

$c - Data de publicação, distribuição, etc.)

008 – Todos os materiais

t – Data de publicação e copyrigh

540 – Nota de condições de uso e reprodução

046 – Código especial de datas

t - Datas de publicação e copyright

P.21 (Sales Rights and Restrictions) - Direitos e Restrições de Vendas

9XX – Uso local

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

P. 22 Trabalhos Relacionados (Related Works) - Junta produtos que incorporam ou sejam derivados de um único trabalho.

581 – Nota de publicações sobre o material descrito

P. 23 Produtos Relacionados (Related Products) - Permite identificar diferentes tipos de relacionamento entre produtos, por exemplo, um formato alternativo, uma edição anterior ou sucessora ou um conjunto do qual um produto faz parte.

530 – Nota de outros formatos disponíveis

580 – Nota de ligação e entrada

787 – Outras entradas de relações

Grupo

ONIX for Books

Tag

MARC21

P.24 (Market) - Mercado

Não possui correspondência

P.25 (Market Publishing Status) - Status de publicação no mercado, que identifica o status de publicação e a data de publicação de um produto em um determinado mercado.

366 – Informação para venda

$c - Código de condição de disponibilidade

$d - Próxima data de disponibilidade em espera

$g - Livro esgotado

$2 - Fonte do código de condição de disponibilidade

008 – TODOS OS MATERIAIS - 06 Tipo de data/Status da publicação

P.26 (Supply Detail) - Detalhes de Fornecimento. Carrega detalhes como fontes de distribuição, disponibilidade, preços, descontos, condições de devolução, níveis de estoque e impostos aplicáveis, etc., em um mercado.

366 – Informação para venda

$c - Código de condição de disponibilidade

$d - Próxima data de disponibilidade em espera

$f - Categoria de desconto da editora

$g - Livro esgotado

$2 - Fonte do código de condição de disponibilidade

365 – Preço

Pode-se constatar que no MARC21 há duas citações referentes ao mercado livreiro. A primeira ocorre no campo 365 (Preço), que contém o preço atual do documento. Este campo é “Também utilizado para registrar o preço especial de exportação de um documento em qualquer moeda corrente. O propósito do campo 365 é ser usado pelo comércio de livro a fim de registrar o preço atual de um documento” (MARC21, 2017, online).

A segunda menção está presente no campo 366 (Informação para Venda): “contém informações detalhadas relativas à disponibilidade de documentos de editoras. É utilizado, principalmente, por vendedores de livro no formato Marc” (MARC21, 2017, online). Consequentemente, são os campos que mais correspondem ao Bloco 6 (Fornecimento de Produtos), que se aplica a questões do mercado livreiro, como disponibilidade, preço e descontos.

Em decorrência dos quadros expostos, pode-se observar muitos pontos de correspondência entre o MARC21 e o ONIX for Books. Nota-se a não correspondência no campo mais específico, direcionado ao mercado, em P.24 (Market) - Mercado (Quadro 8), presente no Bloco 6 do ONIX for Books - Fornecimento de Produtos (Product Supply).

Podemos apontar que o bibliotecário consegue se ajustar aos dois padrões de metadados pela sua formação em organização do conhecimento, principalmente pela formação e prática em catalogação e classificação, quando pensamos na atribuição de assuntos presente no grupo P.12 (Subject) no ONIX, e campo 6XX no MARC21.

Outra reflexão em decorrência dos quadros é que ambos os padrões são complexos, extensos e visam ser completos na descrição dos itens. Os padrões de metadados editoriais, livreiros e bibliográficos foram criados no intuito de atender suas necessidades de representação. Os metadados do domínio bibliográfico devem dar acesso ao recurso, identificando-o e possibilitando sua obtenção, descrevendo-o e armazenando suas informações.

Enquanto os metadados do domínio editorial e livreiro descrevem e possibilitam a identificação e descoberta na web do recurso, também possibilitam o acesso ao recurso e ao seu registro, podendo obter informações sobre o custo da publicação, impostos, mercado, descontos e disponibilidade, por exemplo. Em síntese, ambos possuem a necessidade de intercambiar dados sobre as publicações, seja para fins comerciais ou para fins de disseminação e acesso ao conhecimento (ALVES, 2018).

Portanto, o domínio bibliográfico e o domínio editorial e livreiro possuem finalidades e interesses diferentes para os mesmos objetos. Algumas relações e benefícios entre o domínio editorial, livreiro e o bibliográfico são: as bibliotecas e agências de catalogação poderão aproveitar e coletar os metadados básicos já descritos pelos editores e livreiros; comparar de modo mais facilitado os preços para seleção e aquisição de livros; agilizar processos de atribuição de identificadores, como ISBN, ISSN, DOI; padronizar assuntos, gêneros e autores; entre outras questões (ZENG; QIN, 2016 apud ALVES, 2018).

6 Considerações finais

Diante dos elementos de correspondência, semelhanças e diferenças entre os metadados da indústria do livro com os utilizados por bibliotecas, observamos que os metadados e o emprego do MARC21 em bibliotecas correspondem a uma demanda institucional, ou seja, o MARC21 é bastante flexível quando pensamos nas possibilidades em que o bibliotecário pode utilizá-lo, por exemplo, na aplicação em diferentes tipologias de bibliotecas, permitindo corresponder a missão e os objetivos institucionais da entidade mantenedora e aos interesses do público-alvo.

Os metadados editoriais estão voltados para as vendas e para visibilidade comercial do item. Assim, o uso de metadados editoriais, além de padronizar dados de materiais que estão para venda, garante melhor visibilidade para o público comercial, visto que otimiza a descoberta nos mecanismos de busca.

Portanto, o MARC21 corresponde a demandas de bibliotecas e unidades de informação institucionais com uso amplo em seus sistemas de informação, enquanto o ONIX corresponde principalmente às demandas do mercado. Enquanto as bibliotecas utilizam os metadados para automatizar as informações de seus acervos e interoperar esses dados com outras bibliotecas, os metadados do comércio editorial possuem um olhar voltado para uma melhor recuperação e visibilidade do item para venda.

Assim, a finalidade dos padrões de metadados é distinta, porém passível de diálogo. Ao observar essas semelhanças para a sua prática profissional, o bibliotecário poderá fazer racionalizar o trabalho do catalogador e trabalhar cada vez mais alinhado às práticas contemporâneas de tratamento da informação em qualquer tipo de finalidade.

Referências:

ALVES, Rachel Cristina Vesu. Metadados editoriais e livreiros: algumas considerações e relações com os padrões de metadados do domínio bibliográfico. Informação & Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 238-252, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44971. Acesso em: 24 out. 2021.

ALVES, Maria das Dores Rosa; SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: DUBLIN CORE e MARC 21. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 20–38, 2007. DOI: 10.20396/rdbci.v4i2.2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2019. Acesso em: 25 nov. 2021.

AMARAL, Fátima Beatriz Manieiro do; ARAKAKI, Ana Carolina Simionato; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Metadados e padrão de metadados para editoras universitárias brasileiras. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021032, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667482. Acesso em: 17 dez. 2021.

EDITEUR. Code Lists. [S. l.: s. n.], 2009a. Disponível em: https://www.EDITEUR.org/14/Code-Lists/#code%20list%20files. Acesso em: 26 nov. 2021.

EDITEUR. ONIX. [S. l.: s. n.], 2009b. Disponível em: https://www.EDITEUR.org/8/ONIX/. Acesso em: 24 nov. 2021.

EDITEUR. ONIX and MARC21. [S. l.: s. n.], 2009c. Disponível em: https://www.EDITEUR.org/96/ONIX-and-MARC21/ Acesso em 25 nov. 2021.

EDITEUR. ONIX for Books product information format: Introduction to ONIX 3.0. Londres, 2019. Disponível em: https://www.EDITEUR.org/files/ONIX%203/Introduction_to_ONIX_for_Books_3.0.7.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.

EDITEUR. Overview. [S. l.], 2009d. Disponível em: https://www.EDITEUR.org/83/Overview/ Acesso em: 25 nov. 2021.

GODBY, Carol Jean. A Crosswalk from ONIX Version 3.0 for Books to MARC 21. OCLC Research, EUA, 2012. Disponível em: www.oclc.org/content/dam/research/publications/library/2012/2012-04.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

LIBRARY OF CONGRESS. Network Development and MARC Standards Office. MARC21 concise format of bibliographic data. 2021. Disponível em: www.loc.gov/marc/bibliographic/ecbdhome.html Acesso em: 27 nov. 2021.

MARC21. Formato Bibliográfico. PUC RIO, Divisão de Bibliotecas e Documentação, 2017. Disponível em: https://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/ Acesso em: 28 nov. 2021.

MERCADOEDITORIALORG. Sobre o MercadoEditorial.org. 2021. Disponível em: https://www.mercadoeditorial.org/page/sobre-o-mercadoeditorial-org. Acesso em: 19 mar. 2022.

METABOOKS. Sobre: Plataforma unificada de metadados para o mercado brasileiro. 2021c. Disponível em: https://metabooks.com/br/sobre/. Acesso em: 19 mar. de 2022.

ONIX for Books. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal Catherine Falzone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vv1HK-RuFzg. Acesso em: 15 jan. 2022.

SAYÃO, Luís Fernando. Padrões para bibliotecas digitais abertas e interoperáveis. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18-47, 2007. DOI: 10.5007/1518-2924.2007v12nesp1p18. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12nesp1p18. Acesso em: 01 jun. 2022.

SCIELO LIVROS. Disponibilidade e interoperabilidade. [20--]. Disponível em: https://books.scielo.org/disponibilidade-e-interoperabilidade/. Acesso em: 05 jul. 2022.

SERRA, Liliana Giusti; SEGUNDO, José Eduardo Santarem; SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. da C.; ZAFALON, Zaira Regina. Os princípios da descrição e os formatos MARC 21 e ONIX. Ciência da Informação, [S. l.], v. 46, n. 2, 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/2327. Acesso em: 24 nov. 2021.

SERRA, Liliana Giusti. A web semântica na gestão de livros digitais licenciados: uma proposta de modelo. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/183526. Acesso em: 01 jun. 2022.

2

É possível acessar mais informações sobre o grupo em: https://bic.org.uk/. Acesso em: 25 nov. 2021.

1

Disponível em: https://www.EDITEUR.org/. Acesso em: 23 nov. 2021.

3

É possível acessar mais informações sobre o grupo em: https://bisg.org/. Acesso em: 25 nov. 2021.

Quadro 1 – Descrição dos Blocos que compõe o ONIX for Books

Fonte: Amaral, Arakaki e Furnival (2021, p. 13)

4

Lista disponível em: https://www.editeur.org/154/users-and-services-directory.html. Acesso em: 25 nov. 2021

5

Lista de membros da EDItEUR. Disponível em: https://www.editeur.org/5/Members-List/All/. Acesso em: 25 nov. 2021.

Quadro 2 – Campos Gerais do MARC21

Fonte: Alves, Souza (2007, p. 26-27)

6

Disponível em: https://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/index.html. Acesso em: 17 dez. 2021.

7

Disponível em: https://www.loc.gov/marc/bibliographic/bdsummary.html. Acesso em: 22 jan. 2022.

Quadro 3 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Grupo 1, Grupo 2 e Bloco 1 -Detalhes Descritivos (Descriptive Detail)

Fonte: Elaborado pelas autoras

Quadro 4 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Bloco 2 - Detalhes Concomitantes (Collateral Detail)

Quadro 5 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Bloco 7 - Detalhes de Promoção (Promotion Detail) e Bloco 3 - Detalhes de Conteúdo (Content Detail)

Fonte: Elaborado pelas autoras

Fonte: Elaborado pelas autoras

Quadro 6 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Bloco 4 - Detalhes de Publicação (Publishing Detail)

Quadro 7 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Bloco 5 - Materiais Relacionados (Related Material)

Fonte: Elaborado pelas autoras

Fonte: Elaborado pelas autoras

Quadro 8 – Correspondência entre MARC21 e ONIX for Books: Bloco 6 -Fornecimento de Produtos (Product Supply)

Fonte: Elaborado pelas autoras