Os periódicos científicos têm mais de 200 anos de história e continuam sendo o principal canal para a publicação dos resultados de pesquisas científicas. Apesar do surgimento de outros espaços comunicacionais para o compartilhamento de informações sobre pesquisas, tais como as redes sociais digitais, os pesquisadores, em sua ampla maioria, publicam os resultados de seus estudos nas revistas científicas.
Esse processo envolve a coleta, gestão e disponibilização do conhecimento produzido pelos pesquisadores, no âmbito do que se denomina comunicação científica, e é fundamental para o desenvolvimento da Ciência, na medida em que possibilita o acesso a novas informações, gerando novos conhecimentos e abrindo caminhos para novas pesquisas.
De modo que a comunicação científica tem nos periódicos o seu principal canal de comunicação, e estes sempre estiveram relacionados a inovações, sejam voltadas para questões que envolvem a utilização de tecnologias de informação e comunicação, especialmente atualmente as digitais, como também inovações visando otimizar e qualificar as atividades de gestão.
Nesse sentido, a inovação é fundamental e sempre esteve presente nos periódicos científicos ajudando-os a alcançar seu principal objetivo, qual seja disponibilizar, de forma organizada, confiável e com rapidez, as informações para os seus usuários.
A Revista Conhecimento em Ação (RCA) passou, recentemente, por um processo de atualização do sistema Open Journal Systems, o que facilita o gerenciamento do fluxo editorial. Uma inovação a ser implementada a partir de 2024 é a publicação dos artigos em fluxo contínuo, trazendo mais agilidade e rapidez na disponibilização das informações e facilidade ao acesso.
De modo que a RCA continua a trilhar o caminho da inovação editorial, com a intenção de melhor atender aos seus usuários, em sintonia com a premissa da responsabilidade social da Ciência da Informação, que tem nos periódicos científicos o seu maior exemplo.
Gustavo Freire
Editor Chefe
INOVAÇÃO NA REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO