A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.29085

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Saúde, Google, Mídias

Resumo

Discorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inserido.

Biografia do Autor

Ilaydiany Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da UFG. Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN, na área de métodos e modelos de pesquisa operacional e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Fabio Castro Gouveia, FioCruz

Fábio Castro Gouveia é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz ? Brasil, líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Metrias - (Scimetrics) e participa como pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais. Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências), fez um pós-doutoramento curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) selecionado no edital 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities. Desenvolve pesquisas na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.

Downloads

Publicado

23-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa