A indexação social enquanto prática de representação colaborativa da informação imagética: a construção da memória na plataforma Flickr

Autores

  • José Luiz Costa Sousa Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) http://orcid.org/0000-0001-5886-1880
  • Juliana de Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG)

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4139

Palavras-chave:

Memória, Indexação social, Folksonomia, Preservação da informação imagética, Web 2.0

Resumo

Analisa-se o processo de produção da memória presente na esfera digital, onde a web se consolida como um ambiente potencializador. Compreende-se que a partir de interações entre os indivíduos, é possível verificar ações, como o compartilhamento de imagens, contribuindo para a produção da memória. O trabalho tem como objetivo investigar o papel exercido pela indexação social na construção da memória no contexto dinâmico e colaborativo da web. Observa-se a folksonomia como uma modalidade colaborativa de representação da informação no ambiente digital. Apresenta como objetivos específicos: compreender a relação entre indexação social e memória, analisar a construção social da memória no contexto colaborativo e, evidenciar a folksonomia como uma metalinguagem no espaço digital. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório. Adotou-se como abordagem metodológica um estudo de caso, bem como a aplicação da netnografia. Como campo empírico, analisa-se a plataforma de compartilhamento de imagens Flickr. Selecionou-se um grupo colaborativo presente na plataforma e realizou-se um mapeamento de 40 fotografias relacionadas às manifestações sociais dos últimos 10 anos no contexto Brasil. Como técnicas de coleta e análise de dados, optou-se pela aplicação de questionários e entrevistas, além da observação não-participante. Verifica-se a atuação das tags como uma metalinguagem que permite uma modalidade de comunicação entre os usuários e os conteúdos produzidos de forma colaborativa. Observa-se que o uso das tags auxilia na representação e no compartilhamento da informação imagética na plataforma Flickr possibilitando não somente a sua recuperação, mas também a sua preservação. Conclui que o uso das tags auxilia na construção da memória a partir da representação de conteúdos produzidos de forma dinâmica e colaborativa no contexto digital.

Biografia do Autor

José Luiz Costa Sousa Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG)

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Possui Interesse em: Memória Social, Competência em Informação, Representação e recuperação da informação em contextos dinâmicos, Ambientes digitais colaborativos, Análise de Redes Sociais, Mediação de Leitura, Gestão da Informação, Análise Documentária e Análise do Discurso.

Juliana de Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG)

Professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da ISKO/Brasil (International Society for Knowledge Organization/Capítulo brasileiro). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (2015).Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Bacharel em Biblioteconomia/Gestão da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2008). Pesquisadora do Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). Possui interesses em: Representação e recuperação da informação em contextos dinâmicos, Semiótica e Filosofia da linguagem, Ambientes digitais colaborativos, Análise de Redes Sociais (ARS), Web pragmática, Web inferencial e Tecnologias educativas.

Downloads

Publicado

19-03-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa