Satisfação de usuários da informação jurídica: estudo na Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.34641

Palavras-chave:

Estudo de usuários, Satisfação dos usuários, Informação jurídica, Biblioteca jurídica, Necessidade informacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Desembargador José Gomes da Costa, pertencente à Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no que diz respeito aos produtos e serviços oferecidos. Para tanto: (i) investigaram-se as necessidades de informação de seus usuários; (ii) verificou-se o conhecimento acerca do uso dos produtos e serviços da biblioteca, bem como a  frequência desses serviços; e (iii) identificaram-se se as atividades desenvolvidas foram satisfatórias. À vista disso, a pesquisa configura-se como descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário on-line (websurvey), encaminhado aos respondentes entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Embora haja necessidade de se realizar uma avaliação periódica da biblioteca jurídica em questão, conclui-se, com base na análise dos dados coletados, que os resultados demonstraram que os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca são avaliados de forma satisfatória pelos usuários.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte / Analista Judiciário - Especialidade em Biblioteconomia.

Mestra em Administração pela UFRN. Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Especialista em Gestão da Qualidade total pela UFRN. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FACEX. Especialista em Gestão de Documentos Jurídicos pela Unyela. Aluna da Especialização em Gestão Pública pelo IFRN. Bibliotecária - Chefe da Biblioteca da Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte.

Michelly Dourado Ângelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela UFRN. Aluna de iniciação científica voluntária em Auditoria da Informação. Estagiária de Biblioteconomia da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte.

Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa