A produção científica brasileira como potencial indicador da adesão da comunidade científica de Ciência da Informação ao movimento de Ciência Aberta.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.39730

Palavras-chave:

ciência aberta, comunicação científica, produtividade científica, canais de comunicaç

Resumo

Pesquisa exploratória sobre a produção científica brasileira em ciência aberta, movimento relevante por trazer mais transparência à ciência e, ao tornar acessíveis as fontes primárias da pesquisa, os chamados dados de pesquisa, permitir o seu reuso por outros pesquisadores, em uma constante renovação e criação de novos conhecimentos. O objetivo, ao analisar a produção científica brasileira, foi verificar se a comunidade científica de Ciência da Informação – CI de nosso país aderiu ao movimento internacional e o inseriu na agenda de pesquisa nacional. As fontes da pesquisa foram a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI, o Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Google, no período de 2010 a 2019. O levantamento da produção científica em canais de comunicação eletrônicos permitiu analisar os autores mais produtivos, os periódicos, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, e tipos de documento. Os resultados da pesquisa também apontaram os temas de pesquisa vigentes e subtemas da ciência aberta e, por fim, avançaram para o mapeando de ocorrências de lives, webinars e webcasts sobre o tema, considerando seu papel diante do confinamento provocado pela COVID-19, quando a ciência aberta e a comunicação científica alcançam novos espaços, como alternativa para superar o isolamento social devido à pandemia.

Biografia do Autor

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Ibict

Doutora em Comunicação e Cultura. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Convênio IBICT - UFRJ.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Valerio, P. M., & Pinheiro, L. V. R. (2020). A produção científica brasileira como potencial indicador da adesão da comunidade científica de Ciência da Informação ao movimento de Ciência Aberta. Revista Conhecimento Em Ação, 5(2), 233–270. https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.39730

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa