As necessidades do usuário da informação e as habilidades e competências do moderno profissional da informação

Autores

  • Henrique Rodrigues Lelis Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.
  • Helton Júnio Silva Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec
  • Fernando da Cruz Coelho Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec
  • Fernanda Pereira Santana Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.
  • Eloy Pereira Lemos Junior Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Itaúna.

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.41554

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Profissional da Ciência da Informação, Usuários da informação, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Esta pesquisa explora a atuação profissional da ciência da informação na atualidade, especialmente no que se refere ao campo de atuação, habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho dentro do contexto da sociedade informacional. Tomando como referencial teórico os conceitos relacionados a organização e representação do conhecimento, recuperação da informação e estudos do usuário informacional, a presente investigação traçou um paralelo entre as necessidades informacionais do usuário e o papel que o profissional da informação deve exercer na atualidade. Como método de pesquisa, este estudo foi exploratório e descritivo, pois o objetivo foi promover o conhecimento sobre o problema de pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Como resultado,chegou-se a conclusão de que o foco primordial do moderno profissional da informação é atender as necessidades informacionais do usuário que são a recuperação de informação de qualidade, o que é auferido dentro do contexto social no qual este está inserido. Notadamente há uma expansão do mercado de trabalho, com acréscimos de novas demandas e novos formatos profissionais, desde que, o profissional tenha as habilidades e competências necessárias para atender as exigências do usuário informacional.

Biografia do Autor

Henrique Rodrigues Lelis, Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.

Doutorando em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção dos Direitos Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Pós-graduado em Gestão Cultural pela UNA/BH. MBA em Gestão de negócios no contexto empreendedor pelo Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, interrompido. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Advogado com experiência em Direito Civil, Comercial e Cultural.  Membro fundador do grupo de pesquisa Direito, Economia Criativa e Inovação Tecnológica.

Helton Júnio Silva, Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec

Advogado, Especialista em Processo de Patrimônio, Doutorando em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Direito Privado pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2018), Pós Graduado em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Milton Campos (2016), Pós Graduado em Consultoria Jurídica Empresarial pela pelo Centro Universitário UNISEB (2011), Pós Graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2009), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). 

Fernando da Cruz Coelho, Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec

Doutorando em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração pela Universidade Fumec. Bacharel em Direito pela UFMG. professor Universitário.

Fernanda Pereira Santana, Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em  Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec. professora Universitária.

Eloy Pereira Lemos Junior, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Itaúna.

Possui doutorado em direito empresarial pela UFMG (2007), mestrado (2002) e especializações (direito interdisciplinar). Foi bolsista da CAPES em estágio doutoral na Universidade Clássica de Lisboa (2005) e como professor pesquisador da FUNDEP-UFMG em 2013. Pós-doutorado em direito pela PUC-MG (2018). Avaliador de cursos de direito pelo INEP-MEC (desde 2010). Professor titular do doutorado, mestrado e graduação em direito da Universidade de Itaúna (desde 2011). Foi professor titular na graduação e especializações de diversas IES. Experiência acadêmica na área de direito privado, com ênfase em direito empresarial e em direitos humanos, pesquisas, pesquisas científicas, em artigos e monografias (TCCs). Autor de artigos científicos na área de direito. Coordenador do grupo de Pesquisa em Direito Privado: Direitos Humanos/Fundamentais; Propriedade Privada/Empresas; Justiça/Funções e Inovações Sociais; e Inteligência competitiva e empreendedorismo. Rondonista e voluntário em causas sociais. Recebeu em 2015 o prêmio Jabuti pelo Livro: Pessoas em Situação de Rua (ISBN 9788567020600), onde escreveu um capítulo sobre seus direitos trabalhistas.

Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa