O projeto Biblioteca Indica da biblioteca histórica a Biblioteca escolar: um relato de experiência

Autores

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Colégio Pedro II
  • Ana Carolina de Paula Cardoso Colégio Pedro II
  • Márcia Feijão de Figueiredo Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.43684

Palavras-chave:

Pandemia. Ação cultural. Biblioteca escolar. Biblioteca histórica. Biblioteca Indica.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar um projeto de promoção à itens de acervos digitais desenvolvido pelo Sistema de Bibliotecas e publicizado pela Comunicação Social do Colégio Pedro II. Relata a dinâmica inicialmente proposta, as alterações e como ficou acordado entre as equipes das bibliotecas e os comunicólogos, do campus a Reitoria, finalizando nas redes sociais oficiais. Nas seções seguintes, dois exemplos de estratégias para promoção de acervos digitais são descritas, da Biblioteca Histórica e da Biblioteca do Campus Niterói, a partir de seus objetivos, comunidades e recursos. A última seção trata dos retornos percebidos pelas bibliotecas citadas, da Central de Bibliotecas e uma proposta de agenda para os próximos anos.

Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Colégio Pedro II

Mestre em Memória Social (Unirio). Bibliotecária-documentalista no Colégio Pedro II. Responsável pela Biblioteca Histórica no Campus Centro.

Ana Carolina de Paula Cardoso, Colégio Pedro II

Mestre em Ciência da Informação (PPGCI IBICT/UFRJ-ECo). Bibliotecária-documentalista no Colégio Pedro II. Chefe da Biblioteca Escolar do Campus Niterói.

Márcia Feijão de Figueiredo, Colégio Pedro II

Doutora e mestre em Ciência da Informação (PPGCI IBICT/UFRJ-ECo). Bibliotecária-documentalista no Colégio Pedro II. Responsável pela Central de Bibliotecas. 

Publicado

24-06-2021

Como Citar

Cardoso, T. M. de M., Cardoso, A. C. de P., & Figueiredo, M. F. de. (2021). O projeto Biblioteca Indica da biblioteca histórica a Biblioteca escolar: um relato de experiência. Revista Conhecimento Em Ação, 6(1), 200–215. https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.43684

Edição

Seção

Relatos de Experiência