Um estudo sobre a produção científica em gênero e sexualidade na Ciência da Informação através da análise de redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.49214

Palavras-chave:

Sociedade da Informação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica sobre gênero e sexualidade na Ciência da Informação através da análise de redes sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem mista, do tipo documental por trabalhar com artigos científicos voltados aos temas gênero e sexualidade publicados em periódicos e indexados na BRAPCI no período de 1972 a 2020. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise de redes sociais, por meio de grafos feitos nos softwares UCINET e Netdraw. A partir dos artigos recuperados, pode-se analisar o perfil dos pesquisadores com base em seus atributos. Dentre os resultados principais, constatou-se que os temas tiveram maior ênfase nos estudos, nos últimos três anos, sendo 2020, o ano com o maior índice de publicação. A rede colaborativa sobre gênero e sexualidade prevalece no período analisado e as regiões Sudeste e Nordeste foram as que apresentaram os maiores índices de estudos e atores identificados. Conclui-se que a rede de produção colaborativa se configura como importante elemento para o desenvolvimento dos temas.

Biografia do Autor

Luís Carlos da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Ciências Sociais.Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Ciência da Informação.Professor Adjunto do Departamento de Comunicação edo Programação de Pós-graduação em Comunicação daUniversidade Federal da Paraíba.

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa