Comunicação no contexto organizacional: um estudo de caso com relatórios empresariais da Petrobrás sobre a diversidade por orientação sexual

Autores

  • Samira Loreto Edilberto Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4147

Palavras-chave:

Orientação sexual. Comunicação corporativa. Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi de identificar e analisar o conteúdo dos documentos oficiais de uma empresa acerca da diversidade por orientação sexual. Como objetivos específicos, desejou-se analisar criticamente a comunicação do posicionamento de uma companhia mediante seus discursos em documentos públicos sobre a diversidade por orientação sexual, identificar possíveis inconsistências, ausências ou falta de homogeneidade em tais relatórios, bem como iniciativas positivas que podem servir como boas práticas. Foi escolhida a empresa Petrobrás por possuir um discurso formal em relação à diversidade sexual com base nos critérios do Corporate Equality Index da Human Rights Campaign - HRC. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em seus documentos públicos como relatórios de sustentabilidade e o código de ética, tendo como método de tratamento de dados a análise de conteúdo. Foram constatadas inconsistências na comunicação por um lado, mas, por outro, alguns exemplos de boas práticas.

 

Biografia do Autor

Samira Loreto Edilberto Pompeu

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio. Bacharel em Administração pela FACC/UFRJ. samira.lep@gmail.com

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Publicado

19-03-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa