A pesquisa científica e seus títulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.52267

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Escrita Científica, Título.

Resumo

Em uma pesquisa científica, o título é o primeiro contato do leitor com o produto, seja ele uma tese, dissertação, monografia, artigo, resumo, livro, capítulo de livro, entre outros gêneros. O título de uma pesquisa deve possuir diferentes características. Dessa maneira, questiona-se: de que maneira os autores têm apresentado os títulos dos trabalhos científicos publicados nos anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB)? Com o intuito de responder a tal questionamento, o objetivo geral pretende analisar se os títulos dos trabalhos científicos, publicados nos anais do evento investigado, estão de acordo com as orientações da escrita científica. A pesquisa empírica foi realizada em três fases, a saber: a) organizar em etapas – pré-análise, seleção e preparação do material; construção do corpus; b) explorar o material – técnicas de codificação; classificação de categorias; c) tratamento dos resultados – operações estatísticas; síntese e inferências; interpretação e descrição. Dentre os resultados, foram criadas duas categorias e nove subcategorias para realizar a classificação dos títulos, sendo elas: 1) título não específico; 2) título afirmativo; 3) título interrogativo; 4) título com fórmulas ou símbolos; 5) título com abreviações; 6) títulos sensacionalistas; 7) títulos com o uso de termos em demasia; 8) títulos contendo a metodologia; e 9) temas no lugar do título. O corpus analisado apresentou 67,3% ou 230 referências de um total de 342 dos títulos analisados como sendo de qualidade e 32,7% das pesquisas apresentam algum ou mais de um tipo de problema. Enquanto elemento fundamental de uma pesquisa científica, o título deve apresentar boas qualidades, como serem curtos e específicos, uma vez que sintetizam o conteúdo do tema e apresentam qual será a principal contribuição da pesquisa.

Biografia do Autor

Marcos de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Substituto no Departamento de Ciência e Gestão da Informação, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Gestão da Informação.

Possui Pós-Graduação Stricto Sensu – nível doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento, na linha de pesquisa de Gestão & Tecnologia da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016-2020).

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível mestrado em Cognição e Linguagem, na linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2011-2013).

Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2011-2012).

Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2010-2011).

Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF (2005-2006).

Graduação Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2001-2004).

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa