Desafios e perspectivas para a organização de charges

Autores

  • Thulio Pereira Dias Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.8951

Palavras-chave:

Charge, Documento, Informatividade

Resumo

Apresenta desafios e perspectivas para a pesquisa e atividade de organização do conhecimento a partir da charge. O objetivo é delinear esses desafios e perspectivas a partir de uma discussão sobre a organização e representação de charges. Apresenta a noção de charge e os elementos básicos desse desenho de humor. Caracteriza a charge como documento, a partir de princípios da análise documentária em diálogo com teorias mais recentes da ciência da informação. Propõe desafios para a organização do conhecimento a partir da caracterização da charge como documento. Conclui a necessidade de repensar os instrumentos e métodos para a organização e representação de charges.

Biografia do Autor

Thulio Pereira Dias Gomes, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecário-documentalista da Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes (BUCG), da Superintendência de Documentação (SDC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em ciência da informação pelo convênio entre a Escola de Comunicação (ECO), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bacharel em biblioteconomia e gestão de unidades de informação pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da UFRJ.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Gomes, T. P. D. (2018). Desafios e perspectivas para a organização de charges. Revista Conhecimento Em Ação, 3(2), 92–106. https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.8951

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa