Ferramentas no julgamento avaliativo em ambiente web para buscas com vistas ao desenvolvimento de competência crítica em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4915

Palavras-chave:

Competência em Informação, Busca da Informação, Julgamento Avaliativo,

Resumo

Aponta novas questões informacionais geradas pelo aumento de uso da web, como o filtro e o estado de vigilância das ações dos usuários, com vistas a indução de resultados e recuperação dos perfis para fins econômicos. Descreve o conceito de competência crítica da informação como uma proposta acadêmica de uso das informações em ambientes virtuais. Aponta também os estudos de busca e recuperação da informação como uma ação anterior aos estudos de competência e como ferramenta de avaliação e validação os critérios de julgamento avaliativo qualidade da informação, autoridade cognitiva e a credibilidade. Ressalta que, diante de algoritmos e novas práticas empresariais de vigilância, é possível o desenvolvimento de novos critérios que abarquem os novos pressupostos práticos ou o aprimoramento dos critérios apresentados.

Biografia do Autor

Márcia Feijão de Figueiredo, Colégio Pedro II.

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação (PPGCI - IBICT/UFRJ-ECo). Bibliotecária-documentalista no Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

19-03-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa