Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Contemporânea de Educação, criada em 2006, é uma publicação trimestral, em formato eletrônico, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como objetivos divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa em educação e propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior. 
Apresenta tanto números temáticos quanto de fluxo contínuo, que são artigos diversos a respeito de problemáticas do campo educacional, além de resenhas e notas de pesquisa. Todos os artigos são originais e trazem resultados de pesquisas desenvolvidas na área da educação e em áreas correlatas. Não há taxas para a submissão ou avaliação de artigos. As opiniões emitidas são de responsabilidade exclusiva dos autores e a reprodução parcial dos artigos será permitida com a referência completa à fonte. Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.
Qualis Capes:B2

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Número Temático

Artigos pertencentes ao tema central de cada nº da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conjuntura Educacional

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tabela: Títulos, Autores, Páginas, Submissão e Publicação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos é dividida em duas fases. A primeira fase envolve a verificação se o manuscrito está de acordo com o escopo e foco da revista e as normas de submissão, formatação e não identificação da autoria, conforme disponível em diretrizes aos autores. Na segunda fase os trabalhos são enviados sem identificação - avaliação às cegas - para no mínimo dois pareceristas ad hoc indicados pelo editor de seção. Os pareceres serão dados seguindo modelo previamente definido pela Comissão Editorial. Os autores receberão um comunicado por email sobre o resultado da avaliação.

 

 

Periodicidade

Trimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas de publicação

DAS SEÇÕES

As contribuições devem ser encaminhadas para uma das seções abaixo listadas. As duas primeiras estão presentes em todos os números. As seções resenhas, notas de pesquisas e entrevistas se revezam nas diferentes edições da revista.

Artigos: serão submetidos à avaliação artigos que versem sobre pesquisas empíricas ou documentais e ensaios teóricos, na suposição de que são inéditos e de que não foram encaminhados simultaneamente a outro periódico. Os artigos deverão estar adequados ao escopo da revista e cumprir as presentes normas de publicação. Os artigos deverão conter até 44.000 caracteres (com espaços), incluindo resumos, tabelas, notas e referências bibliográficas.

Resenhas: as resenhas submetidas deverão realizar uma leitura crítica de livros relevantes para a área educacional ou área correlata, publicados nos últimos três anos. A resenha deve ter até 10.000 caracteres (com espaços) e título opcional. A resenha deverá informar o título, autor e data de publicação do livro resenhado. Será acompanhada de uma página de rosto com as seguintes informações: nome do autor da resenha; instituição; titulação acadêmica; endereço, telefone e e-mail. No corpo da resenha não deverá ser identificado o nome do autor.

Entrevistas: as entrevistas, com autores ou personalidades relevantes da área da educação ou de áreas afins, deverão ser encaminhadas em sua versão final de organização, acompanhadas da autorização do entrevistado. Deverão conter até 10.000 caracteres (com espaços).

Todos os manuscritos submetidos devem seguir as normas específicas para publicação, a seguir.

DAS NORMAS ESPECÍFICAS PARA PUBLICAÇÃO:

a. Todos os textos encaminhados às seções deverão ser submetidos obedecendo à seguinte formatação:  margem direita - 2,0 cm ; margem esquerda – 3,0 cm; margem superior - 3,0 cm; margem inferior - 2,0 cm; alinhamento – justificado; espaço entre linhas – 1,5, sem marcações de parágrafo; fonte – Times New Roman, tamanho 12; configuração da página - A4; título do trabalho centralizado em caixa alta, em negrito e com até 10 palavras; não numerar as páginas; as notas deverão ser colocadas nos rodapés com fonte tamanho 10; nas citações com mais de três linhas usar recuo de 4 centímetros, espaço entre linhas simples e fonte 11; figuras/tabelas/gráficos deverão ser nomeados e numerados, incluídos no texto;  as referências bibliográficas devem estar de acordo com a NBR 6023: 2002.

b. O título dos artigos e as notas de pesquisa deverão conter até 10 palavras,  o resumo até 800 caracteres com espaços e 3 palavras-chave em português, de acordo com o Thesaurus. O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ter  versão em: inglês, espanhol e português. No corpo do trabalho não deverá ser identificado o nome do autor (ou dos autores). No caso de publicação serão divulgados nome, instituição e e-mail do(s) autor (es) do trabalho.

 c. Os arquivos para submissão estarão em formato Microsoft Word ou RTF.


DAS RESPONSABILIDADES:

a. Os artigos submetidos à avaliação seguem as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação por pares cega”;

b. Afirmações, opiniões e expressões presentes nos textos são de responsabilidade dos próprios autores;

c. O editor se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos aceitos para publicação;

d. O envio de originais à revista implica autorização do autor para sua publicação. Não serão pagos direitos autorais.

 

Comitê Científico

Dr. Adrán Escolani - Universidade de Rosário, Argentina

Dra. Alda Judith Alves Mazzotti - Universidade Estácio de Sá, Brasil

Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira - Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis - Brasil

Dr. Antônio Joaquim Severino - Universidade de São Paulo - Brasil

Dr. Carlos Roberto Jamil Cury - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Dr. Gaudêncio Frigotto - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Dr. Joaquim Pintassilgo - Universidade de Lisboa, Portugal

Dra. Maria João Morgarro - Universidade de Lisboa, Portugal

Dra. Sônia Kramer -  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Dra. Vera Maria Candau -Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Zilda Clarice Nunes - Universidade Federal Fluminense, Brasil

 

Equipes Editoriais Anteriores (2006-2016)

Número 1 

Renato José de Oliveira (editor chefe) 

Armando Gens

Ludmila Thomé de Andrade 

Luiz Antônio Cunha 

Marcio da Costa 

Maria Judith S. da Costa Lins 

 

Números 2 a 5

Ana Maria Cavaliere (editora chefe) 

Ana Lúcia Cunha Fernandes 

Armando Gens

Luiz Antônio Cunha 

Marcio da Costa 

Maria Judith S. da Costa Lins 

 

Números 6 a 8

Ana Maria Cavaliere (editora chefe) 

Armando Gens

Luiz Antônio Cunha 

Marcio da Costa 

Maria Judith S. da Costa Lins 

 

Números 9 a 12

Marcio da Costa (editor chefe) 

Claudia Maria Bokel Reis  

Irma Rizzini 

Ludmila Thomé de Andrade 

Sonia Maria Nogueira Lopes

 

Números 13 a 15

Ana Maria Cavaliere (editora chefe) 

Antonio Jorge Gonçalves Soares 

Irma Rizzini 

Sonia Maria Nogueira Lopes

José Claudio Soma 

 

Números 16 a 22

Antonio Jorge Gonçalves Soares (editor chefe) 

José Claudio Soma 

Jordanna Castelo Branco

Leonardo Maia

Vânia Motta

 

Parecerista Ad Hoc (2015)

Alboni Dudeque Pianovski Vieira – Universidade Federal Do Paraná - UFPR

Amilcar Pereira – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Ana De Figueiredo Da Costa – Universidade Estadual Do Rio De Janeiro - UERJ

Ana Maria Cavaliere – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Ana Mendonça – Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro - PUC-RIO

André Paulilo – Universidade Estadual De Campinas - UNICAMP

Andréa Lúcia Paiva – Universidade Federal Fluminense - UFF

Adrianne Ogêda Guedes – Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro - UNIRIO

Angélica De Paiva E Silva – Universidade Estadual De Campinas - UNICAMP

Antonio Jorge Soares – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Armando Arosa – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Bruno Gawryszewski – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Carla Costa Da Nova – Universidade Federal Do Recôncavo Da Bahia - UFRB

Carlos Herold Junior – Universidade Estadual de Maringá - UEM

Carlos Pires –  Escola Superior De Educação Do Instituto Politécnico De Lisboa - Portugal

Cecilia Lima – Universidade Federal Fluminense - UFF

Celeste Kelman – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Claudia Fernandes – Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro - UNIRIO

Cláudia Piccinini – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Claudio Sanavria – Instituto Federal De Mato Grosso Do Sul - IFMS

Daniel Mill – Universidade Federal De São Carlos - UFSCAR

Daniela Do Amaral – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Denize Sepulveda – Universidade Estadual Do Rio De Janeiro - UERJ

Eleny Cavalcante – Universidade Federal Do Oeste Do Pará - UFOPA

Fernando Gouvêa – Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro - UFRRJ

Gabriel Marques – Instituto Federal Fluminense - IFF

Gláucia Kronbauer – Universidade Estadual Do Centro-Oeste - UNICENTRO

Isabel Dias – Instituto Politécnico De Leiria – Portugal

Jonilson Correia – UFMA - Universidade Federal Do Maranhão- UFMA

José Luís Ferraro – Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul - PUC-RS

José Vieira – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Jussara Macedo – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Kênia Miranda – Universidade Federal Fluminense - UFF

Leonardo Maia – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Leonardo Pina – Instituto Federal De Minas Gerais - IFMG

Libânia Xavier – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Ligia Magalhães – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Ludmila Andrade – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Marcos Barreto – Universidade Federal Fluminense - UFF

Maria Vitória Maia – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Maria Zelia Rocha – Universidade De Brasília - UNB

Mariana Campos – Universidade Federal De São Carlos - UFSCAR

Michelle Gonçalves – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Pablo Bispo Dos Santos – Universidade Federal Fluminense - UFF

Paulo Gomes – Universidade Estadual Paulista - UNESP

Ricardo José Bezerra – Universidade De Pernambuco - UPE

Rita Pimenta – Universidade Federal De Juiz De Fora - UFJF

Roberto Marques – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Rodrigo Lamosa – Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro - UFRRJ

Rosana Heringer – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

Rosanne Dias – Universidade Estadual Do Rio De Janeiro - UERJ

Silvina Fernández – Universidade Federal Do Rio De Janeiro - UFRJ

 

Parecerista Ad Hoc (2016)

Adrianne Ogêda Guedes - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Alboni Dudeque Pianovski Vieira - Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR

Amilcar Pereira - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Ana De Figueiredo Da Costa - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Ana Ivenicki - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Alexandra Coelho Pena - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Ana Lucia Cunha Fernandes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Ana Paula Stahlschmidt -  Faculdade São Francisco de Assis

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes - Centro Universitário Internacional – Uninter

André da Silva Melo - Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

André Luiz Paulilo - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Angélica Bronzatto de Paiva e Silva - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Antonio Jorge Soares - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Armando Cerqueira Arosa - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bruno Gawryszewski - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Carlos Herold Junior - Universidade Estadual de Maringá – UEM

Carlos Pires - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Claudia Fernandes - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Cláudia Lino Piccinini - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Claudia Pimentel - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Claudio Zarate Sanavria - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Celeste Azulay Kelman - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Daniela Oliveira Guimaraes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Daniela Patti Do Amaral - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Diego Moura Luz - Universidade Federal do Vale de São Francisco - UNIVASF

Eugenia Portela De Siqueira Marques - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Fabíola Andrade - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE

Fernando César Ferreira Gouvêa - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Flavia Anastacio Paula - Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Gabriel Rodrigues Daumas Marques - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Giselly dos Santos Peregrino - Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Giseli Barreto da Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Gláucia Andreza Kronbauer - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Greice Ferreira da Silva - Universidade Estadual de Londrina - UEL

Ione Nogueira - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Isabel Dias -  Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)

Ivo Dickmann -  Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Jordanna Castelo Branco - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

José Jairo Vieira - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Joedson Brito dos Santos - Universidade Federal do Tocantins - UFT

Juliana Martins Cassani Matos - Universidade Federal do Espírito Santos

Kalyla Maroun - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Karinne Oliveira Coelho - Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Karla Aparecida Zucoloto - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Kênia Aparecida Miranda - Universidade Federal Fluminense - UFF

Leonardo Villela de Castro - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Lenilda Cordeiro Macêdo - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Ludmila Thomé De Andrade - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Magali Dos Reis - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Marcia Lúcia Anacleto de Souza - Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Marcia Muller Garcez - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Marcos Garcia Neira - Universidade de São Paulo - USP

Maria Eulina Carvalho - Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Maria Regina Johann - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Maria José Carneiro - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Maria Leonor Toledo - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Maria Luiza Rodrigues Flores - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Maria Vitória Campos Mamede Maia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Marina Castro e Souza - Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Marlene Freitas - Universidade Estadual de Pernambuco - UPE

Michelle Carreirão Gonçalves - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Miryan Cristina Buzetti - Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Monica Castro - Universidade Estácio de Sá - UNESA

Mônica Pereira Dos Santos - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Monique Andries Nogueira - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Núbia de Oliveira Santos - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Patrícia Corsino - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Paulo César Gomes - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Reginaldo Santos Pereira - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Reuber Scofano - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rodrigo Rosistolato - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rosana Rodrigues Heringer - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Rosânia Campos - Univille Universidade - UNIVILLE

Rosanne Evangelista Dias - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Silvina Julia Fernández - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Sebastião Lemes - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Vanessa Ferraz Almeida Neves - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Vera Lúcia Jacob Chaves - Universidade Federal do Pará - UFPA

Victor Andrade De Melo - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Virgínia Louzada - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Wagner Dos Santos - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES