Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Contemporânea de Educação, criada em 2006, é uma publicação quadrimestral, em formato eletrônico, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como objetivo divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa educacionais, incluindo a temática de ensino, e propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior. 

Apresenta tanto números temáticos quanto de fluxo contínuo, que são artigos diversos a respeito de problemáticas do campo educacional, além de resenhas e notas de pesquisa. Todos os artigos são originais e trazem resultados de pesquisas desenvolvidas na área da educação e em áreas correlatas.
 
Não há taxas para a submissão ou avaliação de artigos. As opiniões emitidas são de responsabilidade exclusiva dos autores e a reprodução parcial dos artigos será permitida com a referência completa à fonte. Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.
 
Qualis Capes: B1 (de acordo com o novo Qualis 2019)

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Editores
  • Marciel Barcelos
  • Wagner Santos
  • Denilson Soares
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conjuntura Educacional

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tabela: Títulos, Autores, Páginas, Submissão e Publicação

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar

Editores
  • Ana Pires do Prado
  • Ana Rocha
  • André Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos é dividida em duas fases.

A primeira fase envolve a verificação se o manuscrito está de acordo com o escopo e foco da revista e as normas de submissão, formatação e não identificação da autoria, conforme disponível em diretrizes aos autores.

Na segunda fase os trabalhos são enviados sem identificação - avaliação às cegas - para no mínimo dois pareceristas ad hoc indicados pelo editor de seção.

Os pareceres serão dados seguindo modelo previamente definido pela Comissão Editorial. Os autores receberão um comunicado por email sobre o resultado da avaliação.

 

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial

Dr. Adrián Ascolani - Universidade de Rosário, Argentina

Dra. Alda Judith Alves Mazzotti - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dr. Amurabi Oliveira - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira - Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Dr. Antônio Joaquim Severino - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Dr. Carlos Roberto Jamil Cury - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Dr. Gaudêncio Frigotto - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, RJ, Brasil

Dr. Joaquim Pintassilgo - Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Dra. Maria João Morgarro - Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Dra. Romualdo Portela - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Dra. Sônia Kramer -  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dra. Vera Maria Candau -Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dra. Zilda Clarice Nunes - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, RJ, Brasil