RACISMO CIENTÍFICO NO BRASIL PÓS-ESCRAVATURA

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Raquel Amorim Santos

Resumo

Este estudo analisa a difusão do racismo cientifico no Brasil, reconhecendo seu caráter estrutural. Reconhecê-lo desta forma significa perceber que Cor, raça e preconceito no Brasil compõe o plexo de concepções para o enfrentamento das questões raciais e de seus desdobramentos nocivos na formação de crianças e adolescentes, por meio da construção de uma nova forma de se pensar a formação da nação e da nacionalidade.  O estudo é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica com base em Skidmore (2012), Schwarcz (1993), Guimarães (1999), Ianni (1962, 1978), Hasenbalg (2005), Munanga (2004), Hofbauer (2006), Costa (2006), entre outros. A análise aponta que o mestiço era admitido como elemento transitório que levaria a constituição de uma nação de brancos.

Palavras-chave: Racismo Científico. Raça. Pós-Escravatura

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Artigos
Biografia do Autor

Raquel Amorim Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Pesquisadora do Grupo de Trabalho Populações Tradicionais, Etnicidade, Territorialidade e Política (UFPA/Campus Universitário de Bragança). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores, Política Educacional, Educação Básica e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas:Relações Étnico-Raciais, Política Curricular, Currículo, Formação de Professores, Didática, Planejamento Educacional, Teorias do Currículo, Planejamento e Organização do Processo Ensino Aprendizagem, Avaliação Educacional, Teoria das Representações Sociais e Análise do Ciclo de Políticas.

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