Prevalência e fatores de risco do burnout nos docentes universitários

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Cleide do Nascimento Monteiro Borges Lima Filha
André Novais Morais

Resumo

O presente estudo é uma revisão sistemática visando analisar a prevalência e fatores de risco da Síndrome de Burnout nos docentes universitários. Foram levantados artigos das bases de dados Lilacs, Scielo e Pepsic no período de 1981 a 2017. Os descritores utilizados foram Síndrome de Burnout, Burnout, docentes, educação e professores. Os resultados indicam que o aumento na diversidade de funções, altas cargas de trabalho e exigências nas produções pela instituição são as possíveis causas da SB nos docentes. Sendo a dimensão de maior incidência a Exaustão Emocional, que teve relação direta com a saúde dos docentes. Conclui-se que as instituições de Ensino Superior devem promover ações no âmbito da saúde para promoção e prevenção do Burnout.

Palavras-chave:Burnout, Docentes, Educação.

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Artigos
Biografia do Autor

Cleide do Nascimento Monteiro Borges Lima Filha, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória - UFPE/CAV

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), especialização em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho ( 2010), especialização em docência no ensino superior pela Faculdade do Norte do Paraná (2014) e mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade - Ensino da saúde pela Universidade Gama Filho (2015). Atualmente é técnica desportiva da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória (CAV - UFPE) e professor de educação física do Grupo Escolar Municipal Joaquim do Rego Cavalcante. Tem experiência na área de Educação Física escolar e Educação Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação e qualidade de vida.

André Novais Morais, Prefeitura Municipal de Ipojuca

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2010) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Neuromuscular, e em Educação Física na área de Saúde e Educação. Possui especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família e Mestrado em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade.

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