A potencialidade da etnografia como metodologia de investigação junto a crianças no contexto da Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Aline Helena Mafra Rebelo

Resumo

Este texto apresenta a trajetória e as contribuições de uma pesquisa etnográfica, em nível de mestrado, desenvolvida com crianças de 3 a 5 anos de idade em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis (SC). A pesquisa empírica foi desenvolvida de maio a novembro de 2014 e assumiu como interesse evidenciar o ponto de vista das crianças sobre as formas regulatórias da instituição de Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se procedimentos metodológicos etnográficos como: registros escritos, fotográficos e fílmicos. À luz da experiência vivida, evidencia-se a potencialidade da etnografia para a investigação em contextos educativos, permitindo ao pesquisador aproximar-se e buscar compreender as crianças e seu mundo a partir de seu próprio ponto de vista.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Aline Helena Mafra Rebelo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Educação pela mesma universidade (2015). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar. Fi professora substituta da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atualmente é professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência na formação continuada em Educação Infantil, atuando em diversos municípios catarinenses. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

AZANHA, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

FERREIRA, M. M. M. “- A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos!” -- as crianças como atores sociais e a (re) organização social do grupo de pares no cotidiano de um Jardim de Infância. 736 p. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) -- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto. 2002.

______. “Ela é nossa prisioneira!” -- questões teóricas, epistemológicas e éticometodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica. Repositório aberto da Universidade do Porto. p. 151-182, 2010. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/gabriellehdasilva/etnografia-manuela-ferreira >.

Acesso em: 07 fev. 2018.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GRAUE, M. E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

LARROSA, J. Dar a palavra. Notas para uma lógica da transmissão. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte:Autêntica, 2001. p. 281-295.

LISPECTOR, C. A Paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1964.

MAFRA, A. H. “Aqui a gente tem regra pra tudo”: formas regulatórias na educação das crianças pequenas. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ROCHA, E. A. C. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, S. H. V. (org). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-51.

SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. Teixeira. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p.137-179.