Etnografia com crianças: significados da transição para o Ensino Fundamental

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Claines Kremer
Carolina Gobbato
Leandro Forell

Resumo

Este artigo discute a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamentala partir dos significados das crianças. O percurso metodológico foi uma etnografia com 14 crianças em uma escola pública do município de Osório. A análise indicou que os rituais vividos na pré-escola têm para as crianças sentidos distintos aos dos adultos e que, no início do primeiro ano, suas expectativas sobre a apropriação da escrita acontecem em meio a tensões relacionadas ao novo formato escolar e à ausência da brincadeira, implicando na construção de estratégias das crianças para reverter isso. Considera-se que os significados compartilhados pelas crianças fornecem indicativos para uma transição que atenda as especificidades da infância.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Claines Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga Pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES

 

Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Greande do Sul

Leandro Forell, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professor Adjunto da Universidade estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciencias do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor permanente do PPGED/UERGS

Líder do GEPRACO/CNPQ Grupo de Estudos em Práticas Corporais

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