Infância, experiência e etnografia na Educação Infantil

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Anelise Monteiro Nascimento
Silvia Neli Falcão Barbosa
Maria Nazareth Salutto de Mattos

Resumo

Este artigo faz parte dos resultados de uma pesquisa realizada no campo da educação que teve como objetivo investigar a “experiência da infância” de crianças matriculadas em instituições educacionais. O campo empírico foi construído a partir do banco de dados referente à observação em vinte e uma instituições de educação infantil de um grande centro urbano. O referencial teórico teve como base os estudos da sociologia e da antropologia da infância, campos que se dedicam ao conhecimento das crianças e suas culturas. Assim, ao eleger as crianças como sujeitos de investigação, este artigo pretende dar visibilidade ao que elas produzem em interação quando optamos pela etnografia como estratégia metodológica.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Anelise Monteiro Nascimento, UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve o Projeto: Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica, CNPQ/2014-2017.

Silvia Neli Falcão Barbosa, PUC-Rio

Possui graduação em Fonoaudiologia (1978) pela Universidade Católica de Petrópolis; Especialização em Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001); Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no curso de Especialização em Educação Infantil e no curo se extensão "A creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos". É também pesquisadora do Grupo INFOC: Infância Formação e Cultura, na PUC-Rio. Trabalha com a Formação Continuada de Professores no Centro de Educação Infantil Jabuti (RJ), desde 2001. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Métodos e Técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, institucionalização, políticas públicas e formação de professores.

Maria Nazareth Salutto de Mattos, PUC-Rio

Doutoranda em Educação (Puc-Rio) Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ). Professora do Curso de extensão A Creche e o Trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos (Puc-Rio). Atua em cursos de formação de professores com ênfase nas discussões sobre infância, bebê, criança, creche e linguagem, formação do leitor, leitura literária, literatura e bebês, documentação pedagógica. Faz trabalho de assessoria e consultoria na composição, organização, catalogação e dinamização de acervos de literatura infantil em creches e pré-escolas; formação de professores de creches e pré-escolas.

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