Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas

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Ricardo Vieira
Ana Vieira

Resumo

Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Ricardo Vieira, ESECS-IPLeiria e CICS.NOVA.IPLeiria

Professor Titular de Antropologia da Educação.

Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Investigador Itegrado do CICS.NOVA.IPLeiria

Ana Vieira, ESECS.IPLeiria e CICS.NOVA.IPLeiria

Professora Adjunta de Educação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politecnico de Leiria, Portugal e

Investigadora Integrada do CICS.NOVA.IPLeiria

Referências

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