QUALIDADE DO ENSINO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: a primeira avaliação sistêmica no município do Rio de Janeiro

Conteúdo do artigo principal

Raquel Balmant Emerique

Resumo

A qualidade do ensino é abordada neste artigo dentro de uma perspectiva histórica, tomando como fonte o relatório redigido por Anísio Teixeira no início de suas atividades como Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal (1931-1935). Neste documento estão presentes os resultados da primeira avaliação sistêmica realizada no município do Rio de Janeiro referentes ao ensino fundamental e reflexões germinais sobre a qualidade da oferta escolar brasileira.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

COLEMAN, James S. Equality of Educational Opportunity. Washington, DC, US. Government Printing Office, 1966.

EMERIQUE, Raquel Balmant. Imagens da qualidade de ensino. Por uma sociologia dos estabelecidos e dos outsiders da educação. Rio de Janeiro, 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

HORTA, José Silvério Baia. “Direito à educação e obrigatoriedade escolar”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, jul. 1998. p.5-34.

NUNES, Clarice. “O ‘velho' e ‘bom' ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai-ago 2000. p. 35-60.

NUNES, Clarice. “As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo Vargas”. In: BOMENY, Helena (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2001. p. 103-125.