ASPECTOS COGNITIVOS, METACOGNITIVOS E AFETIVOS ENVOLVIDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Conteúdo do artigo principal

Hamilton Oliveira Alves
Araci Asinelli da Luz

Resumo

A partir de uma experiência desenvolvida com estudantes do ensino médio envolvendo a Resolução de Problemas Matemáticos em sala de aula utilizando-se procedimentos heurísticos, tem-se por objetivo a discussão, sob o ponto de vista teórico, acerca dos aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos subjacentes à resolução de problemas de matemática. Sem descaracterizar o modelo tradicional de Resolução de Problemas Matemáticos, discutir e propor possibilidades para a prática pedagógica do(a) professor(a) de matemática que envolva o(a) estudante diretamente no processo, contribui para o ensino e aprendizagem significativo na resolução de problemas e estimula a formação reflexiva dos(as) sujeitos, com ênfase no diálogo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BORRALHO, A. M. A. Aspectos metacognitivos na resolução de problemas de matemática: proposta de um programa de intervenção. Tese de Mestrado em Tecnologia da Educação. Associação de Professores de Matemática. Universidade de Évora, Portugal, 1994.

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (org). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Vozes, 2004.

BUTTS, T. “Formulando problemas adequadamente”. In KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. p. 32-48.

CEMEN, P.B. (1987). The Nature of MathematicsAanxiety. (Report No. SE 048 689).

ECHEVERRÍA, M. D. P. P. “A solução de problemas em matemática”. In POZO, J. I., (org). A solução de problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LOOS, H. “Ansiedade e aprendizagem: um estudo com díades resolvendo problemas Algébricos”. Estudos de Psicologia, 9 (3), 563-573, 2004.