CICLOS COMO POLÍTICA CURRICULAR

Conteúdo do artigo principal

Caroline Duarte Lopes de Borborema

Resumo

Este artigo discute os ciclos como uma política curricular que se pauta principalmente nas temporalidades humanas e traz mudanças para a avaliação, a partir da constituição de uma nova cultura escolar. Destacamos, ainda, como referencial teórico para análise dos ciclos, a abordagem do ciclo de políticas, que considera os diferentes contextos de produção de uma política, enfatizando o poder de intervenção dos sujeitos que compõem o contexto da prática, por meio do processo de recontextualização.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARROYO, M. G. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educação & Sociedade, São Paulo, dez 1999; n. 68, pp. 143-162.

ARROYO, M. G. Currículo, inovações curriculares e formação dos educadores. In: PALESTRA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF, Niterói, 2004a.

ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004b.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3a ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BALL, S.J. Cidadania global, consumo e política educacional. In: Silva, L.H. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. pp. 121-137.

BALL, S.J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, jul/dez 2001; v. 1, n. 2, pp. 99-116.

BALL, S.J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.

BORBOREMA, C. D. L. Educação em ciclos: uma política curricular entre resistências e rupturas. In: XAVIER, G. (Org.) Curriculistas como dirigentes políticos: rupturas teórico-práticas 2007.